terça-feira, 20 de agosto de 2024

Vínculos

 No latim “vincula” é o mesmo que corrente ou elos de uma corrente. Em português, vínculo significa ligação, dependência, laço. Na psicologia, esta palavra é muito utilizada. Com o auxílio dela, conseguimos entender melhor a força exercida pela mente, quer de maneira consciente, quer de maneira inconsciente, e que influencia na intensidade com que  as pessoas estabelecem seus relacionamentos.

Os vínculos são forças, que ligam as pessoas entre si. Amor e ódio, embora sejam sentimentos opostos, possuem em comum a característica de prender, amarrar as pessoas pelo sentimento, seja de forma positiva, seja de forma negativa.

A palavra vínculo é utilizada em muitas expressões da língua portuguesa, tais como: “vínculo de parentesco ou de sangue”, “vínculo de amizade”, vínculo empregatício”, “vínculo social, de fé, de partido ou de ideologia política...” Entre médico e cliente, também, se estabelece um certo tipo de vínculo. O mesmo ocorre entre psicoterapeuta e paciente.

Os vínculos são um poder. Como tal, podem construir ou destruir. Podem, também, provocar modificações. É o que é desejável que aconteça nos processos psicoterapêuticos. Através dos fenômenos de transferência e de contra-transferência, o relacionamento entre psicoterapeuta e paciente, se torna capaz de mobilizar sentimentos fortes que, bem trabalhados, promovem mudanças emocionais e nos comportamentos.

Um mesmo vínculo pode ser formado por emoções que se entrelaçam. Às vezes, essas emoções podem ser contrárias umas às outras. Todas elas, entretanto, devem possuir algum fundamento real ou imaginado, que as justifiquem. Os relacionamentos dos seres humanos possuem, como pano de fundo, algum tipo de vínculo que liga as pessoas entre si. Esse pano de fundo pode ser composto de várias cores, que são as emoções. 

“Vínculos doentios” são aqueles que promovem, nas ligações de interdependências, estados emocionais negativos - (destrutivos) e prejudiciais à qualidade de vida das pessoas.

“Vínculos saudáveis” de interdependência são aqueles que se manifestam através de atitudes positivas e que promovem o bem-estar das pessoas envolvidas.

“Vínculos terapêuticos” são aqueles que contribuem para o desenvolvimento da saúde e do equilíbrio das pessoas, necessitadas de desenvolvê-los.

Postado por José Morelli

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário