quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Resiliência psicológica

 Os tempos têm seus sinais que precisam ser entendidos em suas mensagens. Frequentemente ouvimos comentários negativos a respeito de nosso tempo, principalmente quanto aos valores humanos. A quantidade de notícias que chegam, em tempo real, com predomínio das negativas provoca comentários que desqualificam a geração atual, considerando-a humanamente inferior às gerações passadas. Muitos até consideram que a sociedade evolui no sentido de uma deterioração cada vez maior, não se podendo prever aonde vai chegar.

Diante desse quadro aparentemente negativo, nesta semana que está terminando, assistimos ao resgate dos 33 mineiros que permaneceram durante 68 dias a 700 metros de profundidade, soterrados dentro de uma mina, no Chile. Para poderem sobreviver, eles precisariam controlar o estado emocional, o pouco alimento de que dispunham e estabelecerem um comportamento que garantisse o mínimo de saúde necessário. Só depois de 17 dias é que eles conseguiram manter contatos com aqueles que, externamente, buscavam saber se ainda se encontravam vivos ou não e em que circunstâncias. Felizmente, nenhum deles se encontrava ferido ou perdido a vida. O espaço de que dispunham era de apenas 50 metros quadrados. Foram, então, iniciados os trabalhos para se poder efetuar o resgate de todos eles, uma tarefa demorada, cara e cheia de riscos.

O mundo todo pode assistir à retirada, uma a uma, dos 33 trabalhadores (um número sempre lembrado como o da idade de Cristo). E, hoje, eles já estão podendo voltar a ver a luz do sol e abraçar àqueles que são seus entes queridos, pais e irmãos, mulheres e filhos. Redivivos!

O melhor da tecnologia foi utilizado em favor da vida. O termo resiliência (em sentido psicológico) foi utilizado para se referir à capacidade dos trabalhadores resgatados. Foi surpreendente a boa aparência com que se apresentaram depois de tantas adversidades. O termo resiliência é originado da física. É a capacidade de um material voltar ao seu estado normal. Da forma como uma vara de salto em altura. Quando ela se verga e volta ao seu estado normal, vai dissipando a energia acumulada e lança o atleta para o alto. Os mineiros soterrados tiveram a capacidade de não se deixarem vencer pelo desânimo nem pelo desespero. Mantiveram-se confiantes e, assim, conseguiram retornar ao equilíbrio emocional e físico, mesmo depois de terem sofrido grandes pressões e estresse. Com isso, o grupo mostrou que teve habilidade suficiente que lhe permitiu lidar com os problemas que teve de enfrentar. Um excelente bom exemplo que pode servir como referência para todos nós.        

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário