segunda-feira, 19 de agosto de 2024

"Trocar figurinhas"

 Não só crianças, mas adultos também sentem prazer em juntar e trocar figurinhas. O objetivo é conseguir completar o álbum. Figurinhas em duplicidade ganham valor, na medida em que podem servir à troca por outras, que ainda não se possui. Álbuns de times de futebol distinguem entre figurinhas mais difíceis e menos difíceis de serem adquiridas nas bancas. Nos álbuns de antigamente eram as chamadas figurinhas carimbadas e não-carimbadas. As primeiras eram fabricadas em menor quantidade. Sendo mais raras, ganhavam mais valor, podendo ser trocadas por duas, três ou mais figurinhas das menos raras, produzidas em maiores quantidades pelos editores dos álbuns.

Trocar figurinhas é uma oportunidade para as crianças aprenderem a negociar, não se deixando trapacear pelos que se posicionam como mais espertos, impondo-se nas negociações de troca. Nestes casos especialmente a justiça se define dependendo das circunstâncias de cada um. O que é vantagem para um nem sempre é vantagem para outro e vice-versa. Avaliar as reações é fundamental para se conseguir uma boa negociação: a maneira de olhar, os gestos, o entusiasmo incontido ou manifestado, toda atenção é necessária na hora de se fazer as propostas e fechar os “negócios”.

Trocar figurinhas não passa de um jogo, de uma brincadeira e não se pode esquecer que jogos e brincadeiras sempre possuem uma relação direta com a vida, em seu âmbito mais amplo. Na vida, constantemente, as pessoas precisam estabelecer trocas umas com as outras, dando do que têm para receberem do outro o que não têm. Os olhos, os ouvidos e demais sentidos devem estar sempre bem atentos. As pessoas captam e transmitem mensagens umas para as outras. Funcionam como se fossem radares. Precisam, porém, tomar cuidado com interferências vindas de lugares inesperados e imprevisíveis. Estas podem distorcer os sentidos das mensagens comprometendo-as em seus entendimentos.

Através das profissões, as pessoas adultas trocam entre si aquilo que é da especialidade de cada uma. O objetivo destas trocas não é propriamente o de “completar o álbum”, mas o de suprir as necessidades que a vida humana tem como exigência para cada um. Não basta ter a vida. É preciso tê-la com qualidade material, ética e espiritual. É preciso tê-la saudável. Saber “trocar figurinhas”, em sentido figurativo, é um aprendizado necessário ao bem viver.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário