segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Tempo ao tempo

 Diferentemente de outros animais, o ser humano necessita de um tempo, relativamente longo, para atingir seu estágio de vida adulta. O desenvolvimento intelectual e a maturidade afetivo-emocional acompanham o crescimento físico.

Toda transformação do comportamento, para ser profunda e verdadeira, precisa percorrer, uma a uma, as etapas próprias do amadurecimento mental e emocional. Espaços de abertura interior não podem ser conquistados de uma hora para a outra. E é até um bom sinal quando não são “queimadas” essas etapas, mas cumpridas integralmente. Cada indivíduo tem um ritmo próprio em seu processo de desenvolvimento. Para alguns, é possível que consigam mudanças mais rápidas. Para outros, o ritmo é mais demorado. No entanto, uma demora maior pode propiciar mudanças mais firmes e consistentes.

A vida acontece no tempo. É nele que ocorrem as transformações e os processos de desenvolvimento das diversas etapas da vida. Só depois de um primeiro impacto que as idéias podem ser assimiladas e mais bem processadas. Na medida em que o tempo passa, os choques provocados por situações inesperadas ou mesmo indesejadas vão encontrando com outros fatos, dando abertura a novos pensamentos e sentimentos. Os conflitos vão sendo mais bem elaborados, o sentido de realidade vai se integrando ao das idealizações anteriormente construídas. 

Importa que a pressa excessiva não leve à perda da própria auto-estima. Se, durante anos a fio, o indivíduo cristalizou maneiras indesejáveis de responder às situações, é lógico que não espere que mudanças lhe aconteçam num rápido passe de mágica. Respeitar o próprio ritmo é fundamental. Principalmente nesses casos, deve valer a sabedoria popular que diz: “tempo ao tempo”... saiba dar tempo ao tempo, meu amigo!

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário