sábado, 24 de agosto de 2024

Penha de França -1822-2022

 Na próxima quarta-feira, o bairro da Penha de França estará comemorando 200 anos de um acontecimento histórico muito especial. Foi no final da tarde do dia 24 de agosto de 1822 que a Comitiva do Príncipe Regente, Dom Pedro de Alcântara, estando a caminho da Vila de São Paulo de Piratininga, chegou à então Freguesia da Penha. Aqui ele pernoitou num casarão próximo à antiga matriz, local onde se encontra hoje a Agência do Banco do Brasil.

Ainda no dia 24, Dom Pedro instalou o Paço Imperial para que pudesse assinar e, em seguida, encaminhar através de mensageiros, alguns documentos oficiais, dentre os quais ordens às autoridades da Vila para que prendessem algumas pessoas, inimigos políticos, que muito provavelmente iriam preparar manifestações contrárias à sua presença. O pernoite na Penha era estratégico tendo em vista a distância de poucas léguas entre esta e a Vila se São Paulo.

Com as forças renovadas, na manhã do dia seguinte, 25 de agosto, Dom Pedro e Comitiva participaram da missa na Igreja matriz de Nossa Senhora da Penha. Terminada a cerimônia religiosa, o grupo se despediu e seguiu viagem.

Terminada sua estadia na Vila de Piratininga, a Comitiva rumou para Santos lá permanecendo por algum tempo. Ao voltar para o Planalto, passando pelas margens do Córrego Ipiranga, Dom Pedro recebeu os mensageiros que traziam notícias enviadas da Corte. As imposições de Portugal obrigaram que fosse tomada uma atitude drástica pelo Príncipe Dom Pedro. Rebelando-se, ele declarou: “Independência ou Morte”, a partir daquele dia, sete de setembro de 1822, o Brasil rompeu definitivamente a dependência que o ligava a Portugal.

Ao voltar para o Rio de Janeiro, a Comitiva tomou outro caminho, deixando de passar por aqui. Só fico pensando como as imagens dessas cenas entraram pelas retinas dos olhos de tantas pessoas que as presenciaram. Certamente, ficaram gravadas de forma significativa por longo tempo, principalmente, associando-as ao desfecho que teve essa viagem histórica, ocorridas em lugares tão próximos ao nosso.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário