terça-feira, 20 de agosto de 2024

Vida nova

 Mesmo que a contagem dos anos se devam a convenções humanas, o renovar-se da vida é uma condição indispensável para que ela se mantenha e se desenvolva. Do ponto de vista da matéria, as células do corpo se renovam constantemente. Enquanto as mais velhas vão morrendo, novas vão surgindo para substituí-las.

Acabamos de celebrar o começo de mais um ano. O de número 2.005 no calendário cristão. Saudamo-lo com fogos, brindes, abraços e votos de felicitações, no sentido de motivar-nos mutuamente. Valem muito a vontade e a determinação para que os caminhos escolhidos nos conduzam a lugares melhores, em que os avanços e o crescimento apareçam de forma mais nítida, realizando-nos no anseio de viver nossa existência, da forma mais plena que pudermos.

Obstáculos fazem parte do processo da vida. Como cada um de nós se comporta diante deles, se buscamos superá-los ou se nos abatemos e nos curvamos diante de suas imposições, depende da força interior que nos anima e não nos permite “entregarmos os pontos”, sem que antes lutemos até o quanto somos capazes de lutar. Só a morte é irreversível. O dia seguinte ao da tragédia, provocada pelo Tsunami da Índia, para os que sobreviveram, se constituíu como o recomeçar do quase nada. Destroços por todos os lados. Só a vida viva dos sobreviventes, mesmo que extremamente fragilizada, no sentido físico e psicológico, é que pode dar começo e continuidade à nova vida. Quantas necessidades!... A realidade não é brincadeira. A ficção dos filmes de tragédia faz dela algo sem conseqüências. O ataque às torres gêmeas e, agora, essa imensa catástrofe são como “chacoalhadas” na humanidade para que fique mais atenta e direcione melhor suas escolhas de caminho a seguir.

No plano pessoal, cada um de nós, em nossa individualidade, também vive desafios. O início de um novo ano pode ser inspirador de novas buscas para superá-los. A base de todas as realizações são as pessoas. O ser humano precisa estar íntegro, com o melhor de suas capacidades funcionando. Consciente de sua própria consciência, ele precisa assumir sua responsabilidade diante de si mesmo e do mundo que o envolve e do qual faz parte. Ano novo, vida nova! Vamos todos em frente, construindo-nos a nós mesmos com o exercício das tarefas que vamos executando!  

Postado por José Morelli     

Nenhum comentário:

Postar um comentário