sábado, 24 de agosto de 2024

Penha em evidência

 Neste domingo, dia 21 de setembro, às 8 e meia da manhã, sairemos da escadaria da basílica, levando a imagem de Nossa Senhora da Penha até o “Revelando São Paulo”, um evento que acontece anualmente no Parque da Água Branca com a finalidade de mostrar aos paulistanos a cultura popular e a religiosidade, existentes em todo o Estado. Nossa Senhora da Penha, Padroeira da Cidade de São Paulo, não poderia faltar nesse importante acontecimento!

O caminho a ser percorrido será o seguinte: da basílica, rumaremos à pé até o metrô Penha. Ali, tomamos o metro indo até a estação São Bento. Dali será um pulinho para chegarmos ao Largo do Paissandu. Na igreja, seremos abastecidos com um café e, em seguida, participamos da missa, juntamente com outros grupos que para lá também se dirigiram. Em seguida, daremos início à caminhada até o Parque da Água Branca. Uma multidão estará nos esperando para recepcionar-nos. A imagem de Nossa Senhora da Penha tem sido acolhida com extremo carinho nas duas vezes que lá estivemos nos dois últimos anos.

Carros de bois ornamentados, cavaleiros de vários lugares, grupos de congadas, moçambiques e outros estarão fazendo parte do cortejo. Neste ano, a Imagem de Nossa Senhora da Penha irá em um andor, no qual a bandeira da cidade de São Paulo significará a cidade e o povo que nela habita. A imagem se sobreporá à bandeira como que protegendo-a sob seu manto.

Quem quiser vir conosco, basta chegar à basílica, neste domingo, pouco antes das 8 e meia da manhã e com boa disposição para caminhar. Quem não puder nos acompanhar em todo trajeto, poderá nos esperar no Parque da Água Branca. A festa é ali. Além das manifestações culturais, são encontradas comidas típicas que mostram toda a riqueza da culinária paulista e de outros estados brasileiros. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura do Estado e pela ONG  “Abaçai”. O coordenador é o Toninho Macedo.

Só nos resta torcer para que o tempo se afirme, o sol volte a brilhar e afaste para outros lugares o vento gelado destes últimos dias.  Lá estaremos representando a Penha. Vamos ajudá-la para que ganhe mais evidência. Vamos levar à cidade de São Paulo a mensagem de que Nossa Senhora da Penha é, historicamente, a Padroeira da Cidade. Quem a escolheu para essa função foi a fé popular.  

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário