sábado, 24 de agosto de 2024

"Minha Nossa Senhora da Penha!"

 Não existem dúvidas de que Nossa Senhora da Penha vem fazendo história em nosso Bairro e na Cidade de São Paulo desde que sua imagem foi trazida para cá, há mais de 340 anos. O nome “Penha de França” que foi dado ao bairro veio dela. E, como é crença de muitos, Deus fala através dos fatos, dos acontecimentos históricos e é muito importante saber interpretá-los da melhor forma. Por conta de um entendimento que foi sendo construído através de séculos, o povo cristão-católico da cidade de São Paulo elegeu Nossa Senhora da Penha como sua Padroeira, Aquela que intermediava seus pedidos quando a cidade precisava de proteção em ocasiões de graves necessidades pelas quais passava. Assim, existem registros de os paulistanos solicitarem a ida da imagem de Nossa Senhora à Sé, durante mais de dois séculos. Nas festas de oito de setembro, eram os moradores dos quatro cantos da cidade que vinham à Penha, a fim de homenagearem à Mãe do Céu, Padroeira da cidade e de seu povo.

“Minha Nossa Senhora da Penha!”... Não são poucos os que assim se expressam em algumas circunstâncias especiais de suas vidas.  Ela está presente no inconsciente coletivo de grande parte da população da cidade. A idéia de um relacionamento ininterrupto entre o céu e a terra precisa ser bem entendida. A ação de Deus costuma acontecer com a participação também do homem. É preciso que ambos concorram, respondendo e correspondendo Um com o outro (e este com seus semelhantes).

Os cidadãos participam da proteção da cidade. Organizações sociais, instituições precisam se estruturar para darem respostas aos problemas que, hoje, afligem a cidade. A realidade histórica de Maria, Mãe comum da humanidade, interagindo com seus filhos e filhas em todos os lugares do mundo, amparando-os em seus caminhos, é inspiradora de novas atitudes que ajudem na superação das dificuldades e problemas individuais, familiares e coletivo-sociais. Ajudando-nos, seremos merecedores de sermos ajudados.

Reconhecermos que Nossa Senhora da Penha é a Padroeira da Cidade de São Paulo é um discurso que precisa ser acompanhado da disposição de colaborar nessa ação protetora para a cidade. O professor Guilherme, da Unicid, sonhou com um projeto a ser realizado na Penha, que contemplava um desenvolvimento nesse sentido. Propunha ele a criação de um centro de convenções mariano aqui, que se ocupasse do cuidado pela nossa cidade, numa perspectiva de futuro. Uma idéia que deveria merecer o apoio de todos aqueles que verdadeiramente consideram Nossa Senhora da Penha Padroeira da cidade de São Paulo.  

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário