quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Orgulho de ser paulistano

Os limites desta nossa grande cidade de São Paulo se estendem até as chamadas periferias. Os que aqui nasceram ou vivem consideram-se da capital. A maior cidade da América Latina é também a mais rica e próspera. Sua história de heróicos bandeirantes é tão ou mais admirável que a dos cow-boys americanos, contada e recontada através de tantos filmes. Diante de olhares mais atentos se descortinam obras edificadas com muita arte: algumas que chamam a atenção, outras por longo tempo escondidas e apenas desvendadas pelas lentes de alguma indiscreta máquina fotográfica. Por essas e outras razões, nada mais natural de que nos sintamos orgulhosos de sermos cidadãos desta imensa metrópole paulistana.

A cidade em seu todo possui uma missão. Pontos em comum são acompanhados de diferenciações: unidade na diversidade. O centro e cada bairro também possuem suas missões específicas e complementares. As maneiras de ser das diversas partes da cidade não são homogêneas merecendo tratos diferenciados. Cada bairro, cada rua se distingue por suas características. Todos merecem cuidados especiais por parte dos serviços públicos. Os investimentos precisam chegar a todos os lugares desde o centro até os mais periféricos. É preciso a união de todos e muita sabedoria para se administrar o dinheiro aplicado nas obras públicas. Só a ânsia de fazer por fazer não vale à pena. É importante cuidar para que os gastos sejam bem aproveitados. Os impostos são pagos com o dinheiro que os cidadãos ganham com seu trabalho suado. Não é dinheiro para ser jogado fora. Gastar material e mão de obra em construções mal-feitas é um desperdício e desrespeito à cidade e aos cidadãos.

Investimentos em regiões ricas da cidade consomem bilhões de reais na construção de túneis, viadutos e outros equipamentos. O dinheiro dos impostos, vindos de toda a cidade, beneficia  regiamente a esses lugares. Já está mais do que na hora de se investir mais nos bairros e nas periferias. É gritante a diferença existente entre as diversas áreas. A saúde de cada um depende das condições existentes em todos os lugares. O bem individual depende do bem de toda a coletividade. Amar e ter orgulho de ser paulistano é desejar ver a cidade com qualidade de vida em toda a sua extensão e para o maior número dos que aqui vivem.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário