segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Ludoterapia

O que é Ludoterapia?... A palavra ludo, de origem latina, significa: jogo, brinquedo. Terapia é o mesmo que tratamento ou cura. Ludoterapia é o tratamento psicológico de crianças, através do seu brincar, do seu jogar... uma coisa que, normalmente, elas gostam muito de fazer.

A ludoterapia é indicada para tratamento daquelas crianças, que apresentam algum comprometimento de fundo emocional e que pode se manifestar em seus comportamentos de: agressividade além dos padrões aceitáveis; dificuldade de aproveitamento na aula, por dispersão ou falta de concentração; irritabilidade; impossibilidade de controle das funções fisiológicas como de fazer xixi ou cocô;... estes ou outros são os problemas que podem identificar a necessidade de indicação de uma ludoterapia.

Para brincar e jogar, a criança não precisa fazer uso de sua comunicação verbal. A dificuldade da criança de se comunicar verbalmente, falando de si ou do problema que a aflige ou incomoda, é compensada por sua facilidade de se expressar agindo, enquanto brinca. Freud fundamentava que a cura dos problemas psicológicos, para o adulto, era obtida através de sua fala, de sua comunicação verbal. A lingüagem da criança, ao brincar, desde que criteriosamente interpreta pelo psicoterapeuta,  pode ser mais expressiva e eloqüente do que a comunicação do adulto, através de palavras.

A criança, enquanto brinca, age com espontaneidade, sem exercer-se controle. Suas emoções participam de seus brinquedos. Na ludoterapia, a criança vai contando sua história, mostrando como vê e sente o mundo à sua volta, manifesta-se em suas emoções pelo que simbolizam seus brinquedos e como manipula-os.  De formas mais ou menos explícitas, a criança desabafa e entra em contato consigo mesma.

Pouco a pouco, através do processo desenvolvido na ludoterapia, a criança vai ampliando sua capacidade de entrar em contato com suas dificuldades. Vai aprendendo a lidar melhor consigo mesma, com seus medos, fantasias e sensações, sentindo-se mais segura em seus relacionamentos com adultos e outras crianças, em casa ou na escola. 

Postado por José Morelli

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário