quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Nossos fotógrafos

A reprodução das imagens, através da pintura, tem se desenvolvido na história da humanidade de maneira surpreendente desde os primitivos rupestres, passando pelos clássicos que conseguiram produzir obras incríveis de perfeição, até a chegada dos modernos tão afinados com suas contemporaneidades. Felizmente, museus e colecionadores preservaram alguns desses trabalhos, possibilitando-nos de poder admirá-los ainda em nossos dias. 

A arte da fotografia, por sua vez, também reproduz imagens. Ajudados pela tecnologia, os fotógrafos aprimoram seus olhares e, com isso, conseguem perpetuar momentos únicos e especiais, congelando-os no tempo. Desta forma, os fotógrafos (profissionais ou amadores) dão sua valiosa contribuição para que nos sensibilizemos para tudo o que existe e acontece à nossa volta.

Os fotógrafos não criam o que fotografam. Cabe a eles a observação que pode demandar tempo de pesquisa ou pode funcionar de forma instantânea e intuitiva, até mesmo porque não lhe é dado tempo de esperar. É naquele instante que aquilo está acontecendo e não haverá outra oportunidade para reproduzi-lo. Quantas fotografias se constituem como importantes documentos, plenos de informações e de inspirações!...

Nestes últimos anos, a Penha e alguns eventos que têm acontecido no bairro foram contemplados com o carinho e desvelo de alguns fotógrafos, iniciantes ou já tarimbados com largas experiências.  O olhar e a sensibilidade deles, têm resultado excelentes trabalhos fotográficos, reproduzindo ângulos de visão que somente olhares mais acurados é capaz de reconhecê-los.

Mérito indiscutível nesse processo deve ser atribuído ao Francisco Folco e aos cursos de fotografia que o Memorial Penha de França tem promovido, junto àqueles que desejam ter iniciação e/ou aprimoramento nessa técnica e arte. O efeito multiplicador de todo esse trabalho, provavelmente, levará a lugares e a situações que não nos é possível imaginar. Acredito que, pelo bem que esse ensino carrega em seu bojo, serão os melhores e mais promissores.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário