quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Napoleão Bonaparte

De tudo o que temos ouvido a respeito da vinda da família real portuguesa para o Brasil, no ano de 1808, das mudanças que esse fato trouxe para o nosso país, não é difícil concluir que o Brasil deve muito de seu desenvolvimento, como nação, a Napoleão Bonaparte, um bom exemplo de como, efetivamente, Deus pode escrever certo através de linhas tortas. Tendo sido descoberto em 1500, durante os 300 anos que se seguiram, as terras brasileiras se mantiveram totalmente a serviço da coroa portuguesa, sendo apenas explorada ao máximo em seus recursos e deixada à margem do progresso e do enriquecimento como acontecia e era permitido a várias outras nações. Por isso, a conclusão a que podemos chegar é de que o Brasil tem apenas 200 anos de existência e precisa compensar o tempo perdido em tantos anos de subserviência, imposta com mão de ferro por aqueles que o mantiveram como colônia.

Daqui saíram o pau-brasil, o ouro, pedras preciosas, a cana de açúcar e tudo o que havia de melhor. Pouco ou nenhum investimento era feito em benfeitorias que possibilitassem um aprimoramento de instituições que lhe proporcionassem uma melhor qualidade de vida e de trabalho àqueles que aqui viviam. Quem quisesse fazer algum estudo mais avançado deveria cursá-lo em alguma universidade européia. Só com a vinda de Dom João VI é que foi criado aqui o Banco do Brasil, a primeira faculdade de medicina e foi permitida a abertura dos portos para o comércio com outros países.

O Brasil costuma ser bastante criticado por muitos. Os meios de comunicação dão preferência às notícias negativas a seu respeito. As pessoas, em geral, descarregam suas frustrações, elegendo como bode expiatório o Brasil, os políticos e os próprios brasileiros. O sentimento positivo de brasilidade só funciona em alguns momentos especiais e relacionados a fatos isolados.

Revendo a história, no entanto, é possível perceber que não é justo não reconhecer que o Brasil tem precisado compensar grandes atrasos em seu desenvolvimento. A compreensão deste fato contribui para que formemos um conceito mais justo e nos devolva um sentimento de maior auto-estima e saúde emocional por conta de nossa condição de brasileiros e de brasileiras.

Postado por José Morelli

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário