quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Nariz

O que, no nariz, é físico e o que psicológico?... Físico é a sua constituição material, composta de ossos, pele, veias. Psicológico é o significado ou significados que a mente lhe atribui. Por conta desses significados, ideias são formuladas, as pessoas se comunicam e se entendem em suas comunicações.

É o nariz o órgão do olfato. Uma sensibilidade muito especial capaz de denunciar situações e presenças importantes, até mesmo para a sobrevivência das pessoas. Um alimento estragado, muitas vezes, é denunciado pelo odor que exala. O nariz é um ponto avançado do rosto. Por isso, é ele que chega primeiro aos lugares, antes que as outras partes cheguem. Bisbilhoteiro é aquele que fuça em toda parte, colocando o nariz onde não é chamado.

O nariz ocupa o centro do rosto. É saliente. É comum atribuir-lhe um sentido erótico, fálico. Pode existir uma correlação entre as maneiras como funciona o nariz e o desempenho sexual de um indivíduo. O nariz se comunica com o meio ambiente, sugando o ar que está à volta e lançando-o para fora. Trata-se de um relacionamento, de uma interação. Nem todo ar aspirado é bem aceito pelas narinas. Alguns causam alergia, fazem as mucosas internas incharem e até mesmo se inflamarem.

Subjacentes a esses sintomas, podem existir ideias comprometedoras quer quanto à própria capacidade de enfrentar dificuldades, vindas de fora, como quanto aos perigos incontroláveis existentes nos ambientes externos. Essas dificuldades manifestadas no processo respiratório podem se correlacionar com dificuldades nos relacionamentos interpessoais, falta de autoconfiança, medo quanto aos riscos que o outro representa.

Pela posição proeminente que ocupa, o nariz chama a atenção mais do que outras partes. A estética que apresenta tem grande interferência na autoestima. Há pessoas que se sentem com complexo por não gostarem da forma anatômica do próprio nariz. Cirurgias plásticas podem ajudar nesses casos. Aprender a lidar bem com a realidade também é outra forma de conviver harmoniosamente com ela, sem conflitos, um princípio que vale para este caso e muitos outros na vida de qualquer pessoa.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário