sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Família

A família é o lugar onde acontecem relacionamentos muito especiais, distintos de outros, onde não existem vínculos tão profundos e intensos. Os laços de sangue e afetivos, que ligam as pessoas umas às outras, os papéis esperados de cada uma, a proximidade física, a inevitável interação com outros grupos, ora facilitam a organização e funcionamento do grupo familiar e são gratificantes, ora se constituem como obstáculos à consecução dos objetivos pessoais de cada membro ou do grupo, considerado em sua maioria ou em seu todo, e acabam gerando conflitos, causando pesados incômodos. Quando os interesses coincidem, fica mais fácil o relacionamento harmonioso e produtivo.

É comum ouvir-se falar mal da família, São queixas e mais queixas. No entanto, apesar das dificuldades, uma força maior tende a manter os membros de um mesmo grupo familiar ligados entre si, às vezes, até de uma forma neurótica. Toda família pode ser comparada a uma árvore, cujas raízes são comuns, tendo cada galho voltado para uma direção e se desenvolvendo de forma original e única, ligados a um mesmo tronco, do qual recebem uma mesma seiva, sugada com as propriedades de um mesmo terreno.

A intensidade do afeto é uma riqueza para a família e, ao mesmo tempo, também um desafio. Saber administrar os sentimentos, entender e aceitar as diferenças individuais de cada componente do grupo, saber reconhecer e compreender as dificuldades e limitações próprias e dos outros, estes são alguns dos esforços que podem contribuir para o crescimento e boa administração do afeto e do carinho, na convivência familiar.

O momento de cada um. O choque entre as gerações. A índole pessoal. A fusão com outros grupos com formação, valores e culturas diferentes... tudo isto faz parte da dinâmica familiar, exigindo de cada membro e de todos adaptação constante e a construção de um repertório maior de respostas que atendam às necessidades previsíveis e imprevisíveis, que podem surgir a cada novo momento.

Postado por José Morelli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário