terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Meu bairro

Para ele vieram meus pais antes de se conhecerem. Foi nele que as circunstâncias propiciaram que eles se encontrassem e passassem a se interessar um pelo outro. Na circunscrição de seus limites, num determinado momento histórico, foi que eles namoraram se casaram e tiveram filhos. A casa em que vieram a morar se localizava em uma conhecida rua dessa localidade. Foi nessa casa que eu e meus irmãos nascemos.

Na certidão de meu nascimento, emitida pelo cartório civil do subdistrito (ou bairro) em que fui certificado, constam minha nacionalidade, o município e comarca de nascimento e o Estado (ou unidade) da Federação. Além do lugar, consta ainda o dia do mês e o ano bem como a hora em que aportei junto aos meus. Os nomes de meus pais e de meus avós paternos e maternos também constam ali devidamente registrados.

Fui identificado juntamente com o lugar em que nasci. Ele e eu guardamos identidades comuns no tempo e no espaço. Pode não parecer, mas o reconhecimento público de que a existência de cada um de nós passou a ser oficialmente considerada a partir de um determinado lugar, num determinado tempo e a partir de um casal com seus respectivos pais se constituem como início oficial de uma personalidade, seja a minha ou a sua.

Mesmo que, no decorrer da vida, outra ou outras cidadanias sejam reconhecidas, ainda a primeira é a base de possibilidade de que outras possam existir, sem esta nenhum outro documento pode ser produzido.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário