quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Ombros

Nossos ombros ocupam uma posição estratégica. Em próximos dos braços e das mãos, eles se prestam para carregar coisas. Trabalhadores braçais conseguem desenvolvê-los em seus músculos e estrutura óssea. Aqueles que se dedicam a atividades mais sedentárias podem se compensar da falta de trabalhos pesados com exercícios feitos em academias de ginástica. Mesmo que a tecnologia moderna tenha conseguido aliviar os ombros de muitos de nós, ainda não conseguimos apagar de nossa mente a ideia de que os ombros se prestam para carregar pesos.

E não só pesos de natureza física. Em nosso linguajar usual, utilizamo-nos de expressões que mostram como aos ombros é, também, atribuído suportar pesos de natureza não-física, como os das preocupações, aborrecimentos e outros tipos de sobrecargas. Tanto num como noutro caso, a musculatura pode ficar dolorida. Para aliviá-la podemos massageá-la, dissolvendo lhe a tensão.

Ombros são sinais de força, de vigor. Ombro a ombro é o mesmo que buscar um objetivo com solidariedade. Dar de ombros é encolhê-los, mostrando indiferença. Os ombros falam, comunicam-se através das maneiras como se comportam. Eles se harmonizam ou não com o todo do corpo e da mente.

Ombros masculinos e femininos. Os primeiros viris, mais largos e encorpados; os segundos sensuais, mais estreitos e delicados. Estas e outras características, captadas e processadas pela mente, ajudam-na a associar mil ideias a esta parte tão proeminente de nosso corpo.

Armaduras de antigos guerreiros realçavam lhes os ombros. Enchimentos dos jogadores de futebol americano, preferência nacional nos Estados Unidos, além de protege-los dos choques, servem para dar-lhes mais volume. Cada povo, através de suas preferências em todos os campos, projetam suas ideologias e seus valores.

Cuidamos de nossos ombros. Eles nos representam. Projetamo-nos através deles. Não convém que os tenhamos caídos e desanimados. Respirando profundamente, fazemos com que se posicionem em seu devido lugar. Nossos ombros espelham nossa dignidade como gente. Merecemos tratar-nos bem em tudo o que nos constitui. Merecemos olhar-nos em cada uma e em todas as partes com que nos constituímos. Nossos ombros nos agradecem por isso!

Postado por José Morelli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário