domingo, 11 de fevereiro de 2024

Indigestão

O mesmo que não-digestão. O estômago tem dificuldade e se recusa a digerir alimentos que percebe serem inadequados ou contrários ao desejo, pelo sabor, pela aparência ou por qualquer outra associação mental. Caso o indivíduo por alguma razão os ingere, o estômago se recusa a recebê-los e pode expulsá-los mediante ânsia de vômito provocada ou espontânea. Enquanto não consegue colocá-los de volta, esses alimentos são sentidos como entalados no gogó, causando sensações de desconforto.

O mesmo fenômeno que acontece com relação aos alimentos pode acontecer também com relação a acontecimentos indesejados ou qualquer outro tipo de mensagem aversiva, que seja entendida como contrária à expectativa ou à integridade pessoal ou moral de quem a recebe, o famoso “engolir sapo”, como se costuma dizer. Nestes casos, dependendo dos meios através dos quais eles chegam, a resposta de repulsa é emitida pelo órgão de sentido que os captou, seja ele o da visão, da audição, do olfato, do tato ou do paladar, como já foi dito acima com relação aos alimentos.

Mensagens aversivas expressas através de Imagens visuais, de sons, de cheiros ou de sensações táteis ficam como que impossibilitadas de serem integradas na mente e no coração, gerando sensações incômodas e de desconfortos. As informações que elas trazem são reprovadas exigindo um tempo para serem elaboradas. Por contrariarem o esperado, precisam de um trabalho de reconstrução desde o começo, encaixando cada peça no sentido de enquadrá-la no conjunto, refazendo o sentido de cada uma delas e do todo resultante.

O corpo fala através das respostas que emite. Nos confrontos com situações aversivas, os olhos podem apresentar cegueiras momentâneas ou apresentarem sintomas de ardência ou dor que os façam fugirem da realidade impedindo-se de vê-la parcial ou totalmente. Os ouvidos reagem ouvindo zumbidos ou tendo a sensação de coceiras em suas partes internas principalmente. O nariz responde com irritação das mucosas, provocando espirros ou outros incômodos. A pele rebela-se produzindo sensações alérgicas de coceira ou erupções/vermelhidões. Todas essas respostas são fenômenos psicossomáticos que mostram a interligação existente entre corpo, mente, sensações e sentimentos.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário