domingo, 11 de fevereiro de 2024

Horizonte

O horizonte se afigura como expressão do tempo a ser vivido no futuro. Quando nossas vistas o vislumbram, nossa mente tende a associar sonhos e ideias que almejamos concretizar no médio e no longo prazo. O horizonte nos convida a escolhermos qual dos

caminhos vamos querer percorrer. A visão na vertical, de baixo para cima e de cima para baixo, nos dá a dimensão da altura e da profundidade, num sentido de quase infinito. Poucas vezes na vida, temos a possibilidade de nos encontrar à beira de um precipício, podendo visualizar a profundidade nessas duas direções. A verticalidade nos dá a dimensão da intensidade com que podemos vivenciar cada momento que nos é dado viver.

O carnaval acabou de terminar. O ano de 2010 vence uma primeira etapa e ganha sua razão de continuidade. O verão, mais do que em anos passados, tem sido mais favorável à moleza e às merecidas férias. Esperamos que, a partir de agora, ele vá pouco a pouco diminuindo de intensidade. Que os quarenta dias da quaresma nos conduzam à amenidade da meia estação do outono e, depois, ao frio do inverno. Tempo em que o corpo, para uma boa parte das pessoas, se sente mais disposto para concentrar-se no trabalho.

A Penha, como um dos lugares mais altos da cidade, sempre permitiu àqueles que nela vivem ou se encontram a possibilidade de visão de um horizonte amplo nas quatro direções. O verde da natureza ainda pode inspirar a uma maior harmonia no desenvolvimento pessoal e do ambiente externo.

O momento presente, portanto, é propício ao arregaçar das mangas e ao de colocar-nos mãos às obras. Os economistas estão projetando para o Brasil um crescimento bem maior neste ano. O dinheiro (capital) vai conseguir fazer bastante dinheiro é verdade; porém, não sem a colaboração dos trabalhadores/consumidores, que somos todos nós, cidadãos e cidadãs brasileiros ou não. Temos que nos desenvolver economicamente, sem deixar de nos aprimorar em qualidade de vida: saúde física e psicológica, conhecimentos, relacionamentos e sentido de profundidade no viver.

O trabalho da psicoterapia, voltado que é ao autoconhecimento, possui a capacidade de contribuir junto às pessoas, no sentido de ajudá-las no próprio aprimoramento humano e espiritual, constituindo-se como um importante investimento, em momentos decisivos de suas vidas.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário