domingo, 7 de janeiro de 2024

Estímulo - resposta

O estímulo é o toque, a resposta é a sensação que sentimos ao sermos tocados. Existem estímulos de natureza visual, auditiva, olfativa, gustativa e tátil. Os estímulos que nos atingem, através dos órgãos dos sentidos, na verdade, produzem uma sequência de respostas, conduzindo suas mensagens até o cérebro e fazendo-as retornar, nos sentidos de interiorização e de exteriorização.

Quando nossas narinas aspiram o cheiro agradável de alguma comida apetitosa, a resposta natural é a das glândulas salivares salivarem em nossa boca. A maneira como cada indivíduo responde a um mesmo estímulo não precisa ser exatamente igual. Não temos desenvolvidas nossas sensibilidades de maneira uniforme. Nossa mente processa os estímulos, dando-lhes significados, de acordo com referenciais próprios, chegando a conclusões diferenciadas e até imprevisíveis. Um mesmo fato pode nos agradar, enquanto desagrada a outros, dependendo de variáveis como de tempo, lugar, circunstância em que ocorre. Cada um de nós tem sua própria história de vida. Por influência desta história, adquirimos uma experiência pessoal que nos leva a processar os estímulos de maneira única, original.

Um cristal possui várias faces. Da forma como o feixe de luz atinge cada uma dessas faces, seu reflexo se dirige para direções diferentes, cada um com seu colorido próprio. Podemos nos comparar a um desses cristais. Como eles, enquanto nos movimentamos, somos atingidos por inúmeros estímulos, emitindo respostas. Através de nossas respostas, mostramos quem somos, como somos e como nos encontramos.

Diariamente, somos treinados por estímulos dos mais diversos tipos. Quando uma criança joga vídeo-game, por exemplo, é bombardeada por estímulos visuais e auditivos que a permitem desenvolver uma maior acuidade em suas percepções, tornando-se mais ágil em acionar o controle com as mãos. Na vida, nos deparamos com muitas situações que, à semelhança dos estímulos dos jogos de vídeo-game, podem nos permitir que desenvolvamos habilidades de respostas mais adequadas e precisas. Fazendo uso de esquemas de estimulação, as crianças com deficiência mental ou dificuldades psico-motoras são treinadas para conseguirem mais autonomia e progresso em seus aprendizados.  

Postado por José Morelli

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