domingo, 7 de janeiro de 2024

Espinha dorsal

          O “Homo erectus” caracteriza o estágio evolutivo em que o macaco vai deixando de ser macaco, adquirindo condições de se tornar um humano. A postura ereta, dos seres humanos, condiz com suas capacidades de racionalidade e consciência.

A espinha dorsal ou coluna vertebral, do homem, dá suporte à sua posição altiva. Quando esta encontra-se com saúde perfeita, suas capacidades de movimento permitem muita flexibilidade. Porém, se ocorrer qualquer acidente com ela, podem surgir problemas, tais como: fraturas, dores, inchaços, paralisação dos movimentos,... O risco de danos físicos na espinha é real e, dependendo da gravidade do impacto ou do mal-jeito, as conseqüências podem ser graves.

Além das dificuldades, provocadas por acidentes físicos, a coluna pode sofrer, também, pela ação de “acidentes psicológicos”. São situações que se configuram como potencialmente capazes de abalar o sentido de retidão da pessoa, de sua firmeza e crença em suas capacidades, de sua racionalidade e inteligência, de sua consciência pessoal, de sua dignidade e valor. Situações que impedem-lhe o reconhecimento de sua possibilidade de olhar sobranceiramente para si próprio e para o mundo, dando-lhe condições de se reconhecer,  verdadeiramente, um ser humano ereto.

Um povo, também, tem sua espinha dorsal. A consciência de sua dignidade  e valor é que o faz sentir-se em pé. Investimentos públicos em escolas, hospitais, lazer e esporte para a população, faz com que as pessoas  se sintam valorizadas social e individualmente. Tratar o povo com descaso é enfraquecê-lo, é o mesmo que quebrá-lo em sua espinha dorsal.

O jovem, a criança, precisam  ser formados mediante valorização de sua dignidade. Para isso, é preciso que sejam tratados com uma mistura de crença, incentivo, estímulo, não poupando-os de que enfrentem pequenos e grandes desafios, que lhes permitam experimentarem do quanto são capazes.

Quanto às dores e males na coluna  é conveniente verificar se não estão sendo causadas por algum fator emocional: algum fato que fere a dignidade da pessoa, destruindo seu sentido de retidão e de inteireza.

 Postado por José Morelli

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário