quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Criatividade

É próprio de gente ter criatividade, isto é, fazer uso da capacidade humana de inovar, de transformar-se, em pensamentos e atitudes, e de transformar a realidade que está à volta. A prova de que esta capacidade existe salta aos olhos de quem a queira perceber. Basta observar a quantidade de novos aparelhos que são lançados diariamente no mercado e oferecidos aos consumidores, através da propaganda. A criatividade é um processo. De um invento se vai a outro, formando um “crescendo”, que conduz a um aprimoramento dos produtos e até mesmo a uma sofisticação destes.

A criatividade é um meio que o ser humano possui para responder aos desafios que lhe são impostos pela vida, em seu dia a dia. Diz o provérbio que “quem não tem cão caça com gato”. E vai que, numa dessas, dá certo!... Da tentativa de encontrar solução, esta chega até com melhor qualidade. Assim, abre-se um novo caminho aos indivíduos e à sociedade!

Tempos atrás, em manchete de primeira página, um grande jornal de São Paulo, trouxe de que a Zona Leste da Capital é, em toda a cidade, a que tem perdido mais empregos e salários. A conseqüência lógica disso é que existe menos dinheiro circulando por aqui. E se existe menos dinheiro, também são feitos menos negócios. Todo mundo fica como que com a corda no pescoço, no sufoco portanto. Uma situação muito difícil; porém, propícia para que as pessoas possam desenvolver sua criatividade.

Mas é preciso um mínimo de condições. Em pleno vazio, nada se pode fazer. Algum pequeno apoio é necessário que permita o início da subida, alguma mão estendida que ajude. Os jovens são os que mais precisam desse primeiro empurrãozinho. Todos precisam, na verdade!

Necessidade de uns para com os outros é o que não falta. As pessoas precisam crescer de muitas maneiras. A área de prestação de serviços é a que tem apresentado maior desenvolvimento, desde que a mão de obra humana passou a ser substituída por máquinas, por inventos tecnológicos cada vez mais eficazes. Os desafios do mundo moderno são muitos. Todos têm que aprender a viver melhor e a trocar entre si suas descobertas.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário