sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Diferencial

Cada pessoa tem seu jeito próprio de ser e de agir: seu diferencial. É a partir do diferencial que se pode distinguir quem é uma pessoa e quem é outra. As diferenças permitem o atendimento às múltiplas necessidades humanas: individuais e sociais. Desde o nascimento, o indivíduo apresenta características que o diferenciam de seus semelhantes. A partir dessas características, herdadas geneticamente, a história de vida de cada pessoa é construída passo a passo, levando-a a direcionamentos próprios e únicos.  

Lugares também possuem suas identidades próprias e, como tais, podem ser identificados e reconhecidos. Assim, a cidade de São Paulo, pode ser reconhecida por suas características próprias. As marcas deixadas por aqueles que a vem construindo, em seus 455 anos, podem ainda serem encontradas não só em textos escritos, como em alguns prédios antigos preservados e monumentos. Da mesma forma, os diversos bairros desta grande metrópole, também possuem características próprias que os diferenciam uns dos outros. Cada um é o que é e precisa ser reconhecido em suas identidades e importâncias. Uns são mais antigos com longa história, enquanto que outros se formaram mais recentemente, com pouca história para contar. Alguns desses bairros, mais novos, tiveram grandes áreas livres de terreno que puderam ser ocupadas por prédios e condomínios de alto, médio ou baixo padrão de qualidade, diferenciais que atendem a necessidades de muitos.  

A Penha de França é um dos bairros mais antigos de São Paulo. Sua fundação é anterior a fevereiro de 1667. São 341 anos de história. A comunidade aqui formada percorreu seu caminho histórico deixando os sinais de sua passagem através de muitas obras, densas de significados. No entanto, nos últimos anos, o centro da Penha viu serem derrubados vários desses sinais, verdadeiros patrimônios históricos: palacetes, mansões, conventos religiosos e outros, que traziam em si a história de seus antigos construtores e moradores. Hoje pouco resta de todo esse patrimônio. Dentre os remanescentes, ainda temos o prédio do antigo Seminário, na Rua Santo Afonso. Este, depois de ter servido ao Hospital Nossa Senhora da Penha, como ambulatório, hoje se encontra totalmente desocupado. A notícia desalentadora que chega, porém, é que o prédio foi vendido e seu terreno deverá ser ocupado por duas torres residenciais. O Seminário fica próximo à Basílica de Nossa Senhora da Penha e forma com ela um conjunto arquitetônico no alto da colina. O sentimento é que esse magnífico prédio poderia ainda continuar a servir a Penha e a Zona Leste, preenchendo urgentes necessidades que ainda precisam ser atendidas aqui, respeitando-se assim a dignidade dos cidadãos e da história deste lugar.    

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário