quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Contribuições mútuas

Pelo certo ou pelo errado, pelo positivo ou pelo negativo, por nossas ações ou omissões, todos nós nos influenciamos mutuamente. Formamos um grande conjunto. Quando a maré é cheia de um lado, é vazante de outro e vice-versa. As necessidades de cada um e de todos são muitas. Ninguém consegue se suprir em tudo aquilo de que necessita para viver. Daí a importância de as pessoas se desenvolverem em suas melhores aptidões. Aquelas que são mais práticas, dedicam-se à execução das tarefas materiais-mecânicas, enquanto que as que têm mais facilidade na criação de idéias, dedicam-se à elaboração das teorias e organizações.

O mundo se renova constantemente. As mudanças fazem parte do processo natural da vida, no cosmos. As pessoas se sucedem umas às outras, no tempo, assim como as coisas também passam, necessariamente, por transformações. 

Vivemos num país que precisa superar o próprio atraso em muitos sentidos. O que é gasto em repor orelhões de telefone destruídos, pichações de paredes recém-pintadas e outras depredações certamente poderia servir à aquisição de muitas outras coisas, que nos fazem grande falta e não temos dinheiro para consegui-las.

No plano do conhecimento e do aprimoramento da qualidade de vida, a necessidade é a mesma. A vida moderna apresenta desafios que exigem conhecimento e preparo para superá-los. Sem que as pessoas se ajudem, não é possível que indivíduos e sociedade superem seus problemas. Todo e qualquer conhecimento que possa ser útil na solução desses problemas é sempre muito bem-vindo.

Uns contribuem dando a outros a oportunidade de trabalharem. Há aqueles que contribuem dando de seu trabalho para suprir a necessidade de quem precisa dele. São trocas mútuas. Essas trocas formam cadeias de influências. Nas pontas dessas cadeias se encontram aqueles que se dedicam aos trabalhos informais: vendendo água aos que têm sede nas estradas ou outras pequenas coisas, naqueles lugares por onde esteja passando algum cidadão necessitado delas.

O resultado global que se pode observar nas diversas sociedades e no mundo inteiro é a conseqüência das contribuições mútuas de todos os cidadãos e cidadãs que vivem na face da terra. O nosso planeta precisa de muitas ações positivas. A grande tarefa da humanidade é a de cuidar de sua própria existência e sobrevivência e da vida de seu habitat comum.     

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário