domingo, 7 de janeiro de 2024

Enfrentamento

Uma imagem que pode sugerir a idéia de enfrentamento é a dos cavaleiros medievais, revestidos de armaduras da cabeça aos pés, empunhando pesadas lanças e escudos, e que se enfrentavam até que um conseguisse derrubar e vencer o outro.

Nos caminhos da vida, nem sempre o mais indicado é “negar” a existência das dificuldades, tratando-as como se não existissem. Mais honesto e eficaz é enfrentá-las, reconhecendo-as em sua existência e verdade, olhando-as de frente e avaliando-lhes o alcance. Dificuldades pessoais, de ordem física ou psíquica, exigem que sejam reconhecidas pelo pensamento como existentes, na proporção exata de sua gravidade. Reconhecer, assumir e assimilar uma doença, uma deficiência qualquer, a perda da visão ou da audição, o envelhecimento, não é algo fácil, exigindo esforço e coragem. Passar adiante, não se detendo no que acontece, é um descaso que pode acarretar sérias conseqüências.

Nos relacionamentos com outras pessoas também acontecem situações que precisam ser enfrentadas: divergências de opiniões, choques de interesses, faltas de respeito, atos de violência, não-cumprimento de obrigações e não-reconhecimento de direitos. O silêncio diante de situações como essas é prejudicial. Mesmo que aparentemente tudo se mantenha como se nada estivesse acontecendo, o sentido de dignidade de quem assim se cala não deixará de sofrer abalos, provocando diminuição da auto-estima e da autovalorização.

Os cavaleiros se preparavam muito para se enfrentarem nos campos de provas. Revestiam-se de armaduras e empunhavam armas adequadas. Para não fugir dos enfrentamentos que a vida exige, é preciso força interior e uma personalidade que sirva de base para posicionamentos bem definidos e atitudes firmes.

Um dos objetivos da psicoterapia é justamente o de dar ao paciente condições de distinguir, dentre as dificuldades que tem ou imagina ter, as verdadeiras das falsas,  e de prepará-lo para que as enfrente com coragem e eficácia.

 Postado por José Morelli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário