quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

“Com o breque de mão puxado”

Se, por distração, o motorista esquece de soltar o breque de mão, o carro não consegue deslanchar, deixando de render de acordo com a capacidade do veículo e a quantidade do combustível que está gastando. Grande parte da energia se perde, simplesmente aquecendo peças que se pressionam entre si, desgastando-se e impedindo de as rodas se movimentarem livremente.

A expressão “com o breque de mão puxado” pode ser aplicada também, em sentido simbólico/figurativo, às pessoas.  Alguma coisa, não percebida imediatamente, as impede de renderem mais do que estão rendendo. Os esforços não correspondem aos resultados almejados e conseguidos.

A falta de atenção, a dispersão do pensamento pode ser comparada a esse breque de mão puxado que impede o estudante de aproveitar melhor o esforço e as horas gastas em seus estudos. Ele fica um tempão com o livro à frente dos olhos e não consegue assimilar os conteúdos das matérias nele contidos. Seu pensamento não está ali onde se encontra o seu corpo físico; ao contrário, voa por mil lugares diferentes, não conseguindo se deter naquilo que só na aparência está fazendo.

Quem faz com má vontade também não consegue render em suas obrigações. É chamada de “operação tartaruga” a forma de reivindicação em que os trabalhadores, de maneira consciente, realizam suas tarefas de forma lenta e morosa, sem o menor interesse de que estas fluam e atendam às expectativas daqueles que os comandam e os empregam.

Um trauma de infância, uma situação qualquer não bem resolvida, um sentimento de inferioridade, uma falta de auto-estima, estes e outros fatores psicológicos podem se constituir como bloqueios à boa fluição das energias nas pessoas, funcionando com verdadeiras travas.

Quando uma pessoa realiza um trabalho com um sentimento de contrariedade, ela pode até realizá-lo bem, com rapidez e de acordo com as expectativas. No entanto, mesmo de maneira inconsciente, esse sentimento pode interferir no funcionamento de seu organismo. O choque estabelecido entre a obrigatoriedade de realizar as tarefas e a mágoa promovida por qualquer razão que contrarie, à semelhança de um breque puxado que trava os movimentos, pode provocar lesões graves nas mãos, na coluna ou em qualquer outra parte do corpo.   

Postado pro José Morelli 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário