domingo, 7 de janeiro de 2024

Elaborar

 Quando nos encontramos diante de algum problema, a simples presença deste nos desafia para que tomemos uma atitude, no sentido de resolvê-lo. Se contamos com as condições de superá-lo, nada mais justo do que acreditarmos em nós mesmos e apostarmos em nossa capacidade. Elaborar um problema ou uma situação pessoal conflitante é um trabalho, um fazer mais criterioso, que exige preparo e planejamento de nossa parte e da parte da tarefa que desejamos realizar.

Como primeiro passo para elaborarmos um problema que nos está incomodando, devemos reconhecer quem e como somos, quem e como desejamos continuar sendo e com quais modificações ou retificações de trajetos. Segundo, devemos identificar o problema do qual queremos nos libertar, separando-o de outros com os quais este possa se encontrar misturado e confundido. Terceiro, devemos nos avaliar como sendo maiores e mais poderosos do que nosso problema, descobrindo de quantas maneiras nós mesmos o alimentamos e lhe damos força, por alguma razão escusa pela qual ainda não conseguimos nos dar conta de sua presença em nossa subconsciência.

 Para podermos elaborar, precisamos nos predispor. Quanto maior o sofrimento que o problema nos causa, maior deve ser a provocação por ele exercida no sentido de mobilizar nossas forças para suplantá-lo. No entanto, nem sempre essa lógica funciona. Somos todos exigentes demais quanto às escolhas que nos permitimos fazer, tendo em vista a totalidade de nosso ser e a historicidade de que nos constituímos. E falando em historicidade¸ esta nos conecta com pessoas e acontecimentos que podem nos ajudar a encontrarmos nos emaranhados em que nos colocaram no passado e dos quais, de alguma forma conseguimos ou não nos desvencilhar.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário