domingo, 7 de janeiro de 2024

"Estamos em 2012"

 Sabemos muito bem que a contagem dos anos se baseia em consensos. Mesmo existindo outros calendários, alguns mais antigos do que o nosso, tais como o judaico e o chinês; para efeito de que haja uma unidade na contagem do tempo em transações comerciais e de outros compromissos entre os diversos povos e nações, ficou estabelecido que o calendário cristão serviria a esse fim em todo o mundo. A existência de outros calendários permite que não nos esqueçamos de que a humanidade possui uma história muito mais antiga e variada.

Estamos em 2012. Momento presente em que temos a oportunidade de estarmos fisicamente vivos. Somos com o presente e ele é conosco. Momento único possível de estarmos acontecendo no aqui/agora. Agora que é marcado, segundo a segundo, pelo tic-tac do relógio. Minutos, horas, dias, semanas e meses irão subdividir nosso tempo presente nos próximos 365 dias.

Somos conscientes de que estamos existindo. Somos conscientes de que não somos sozinhos. Coisas e pessoas existem conosco. Envolvemo-nos em nossos relacionamentos com coisas e com pessoas. Responsabilizamo-nos pelo que escolhemos ou deixamos de escolher. Podemos entender a vida que nos está sendo dada como um presente (precioso).

Nossa consciência nos permite entendimentos. Entendimentos que podem ser agrupados por semelhanças e por diferenças. Temos uma mente que pode ser comparada a um farol em alto mar. Com ela, discernimos o que vemos à nossa frente. Mesmo quando temos os nossos olhos fechados, nossa mente é capaz de ruminar o que já foi visto, reprocessando conceitos e informações quantas vezes julgar necessário.

O mais e o menos são conotações que ajudam nos entendimentos. O para cima e o para baixo. O começo e o fim. O bom e o mal. Animamo-nos ou desanimamo-nos dependendo das conotações que relacionamos aos fatos, aos acontecimentos da vida. Enrolamo-nos ou desenrolamo-nos, dependendo da maneira como nos sentimos emocionalmente. Preparamo-nos com a própria vida.

Nossa vida pode nos servir como matéria prima à nossa construção como gente. Se aprendermos com o que a vida nos dá a chance de vivermos, desenvolvemo-nos e nos preparamos para desafios ainda maiores. Crescemos física e moralmente.

Estamos em 2012. Que ele se constitua como oportunidade de Vida (com V maiúsculo) para mim, para você e para todos os que, conosco, compartilham este nosso mesmo tempo presente.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário