domingo, 7 de janeiro de 2024

Emoção das cores

           As cores fazem parte da vida. Através dos olhos humanos, elas penetram na mente e dão colorido a sonhos e pensamentos. São classificadas como primárias, secundárias ou terciárias. Existem cores que, pelas reações físicas que provocam, são consideradas quentes,  frias ou neutras. O branco é a síntese das radiações do arco-íris. O preto, ausência de luz.

A maneira tão rica e diferenciada de as cores atingirem cada pessoa, tornando-se parte de sua  história individual e coletiva , permite que possam receber significados variados, despertando e promovendo múltiplas sensações e sentimentos. A ligação do azul ao céu, do verde às plantas, do marron à terra, do vermelho ao sangue e de cada uma das outras cores a objetos bem definidos e característicos, permite a vivência de emoções, com as quais podem ser relacionadas uma série de significados.

Duas variáveis devem ser consideradas, quando se deseja interpretar os sentidos que podem ser atribuídos a uma  cor, para uma pessoa em especial: os significados que, culturalmente, são atribuídos à cor pela sociedade, em que a pessoa está inserida, e os significados que a cor ganhou, associada que foi a acontecimentos vivenciados e incorporados à história de vida da própria pessoa. 

Nas diversas culturas humanas, as cores servem como expressão das relações sociais, estabelecidas entre os que delas participam, dando-lhes significados: o branco do casamento, o preto do luto, o dourado da riqueza, do poder e da pompa, o vermelho da paixão e do amor, o azul do equilíbrio e da   paz.  

A preferência pela cor de uma roupa, ao se sair de manhã cedo, para o trabalho, pode revelar o caráter ou  a afinidade, passageira ou permanente, com o significado que essa cor representa. A emoção do momento, traços da personalidade, podem estar  impressos  nas cores da roupa que escolheu para vestir.

Alguns dos significados emocionais e afetivos, relacionados às cores são: branco = simplicidade; cinza = seriedade; preto =opressão; marrom = melancolia; vermelho = excitação; alaranjado = ciúme; verde = segurança; azul = serenidade; roxo = egoísmo.

Postado por José Morelli

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário