sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Diálogo

Dialogar, trocar informações, comunicar-se, conversar. Conversamos com a vida constantemente. Ela nos fala através dos acontecimentos e nós respondemos às suas perguntas, da maneira como achamos melhor. Podemos concordar ou discordar de suas proposições ou maneiras como as coisas acontecem. Sentimo-nos, muitas vezes, acuados como num canto de parede e precisamos encontrar, em nossa cabeça e em nosso coração, alguma forma de restabelecermos nossa harmonia e integridade, conosco mesmos e com a vida que gira à nossa volta.

Se a vida nos desafia com perguntas, o que dizer então da morte? Esta nos ameaça em todos os momentos à semelhança da espada de Dâmocles, suspensa por um fio sobre nossas cabeças. Do começo ao fim da vida, convivemos com pequenas e grandes perdas, que não nos permitem mantermo-nos iludidos quanto à realidade da vida, com suas possibilidades e suas limitações, no tempo e no espaço.

Dialogamos com a vida através dos acontecimentos. O carnaval nos propõe que entreguemo-nos ao prazer de brincar, de sonhar e de fantasiar.  Podemos ou não concordar com as maneiras como essa proposta nos é apresentada, criando novas formas e propondo-as que se realizem, mesmo que seja apenas no âmbito de familiares ou amigos.

Além de termos que dialogar com as datas comemorativas, previstas no calendário, temos que conviver também com a chuva de notícias que os meios de comunicação derrubam sobre nossas cabeças. Estas nos chegam de algum jeito e atravessam nossas vidas. Nosso ser inteiro responde aos estímulos que nos atingem. Precisamos de força interior para fazer frente a tantos desafios. Só com uma personalidade bem estruturada, apoiada em valores consistentes e firmes, é que somos capazes de filtrar as informações, sem deixar-nos que estas nos desestruturem, deixando-nos abalados ou paralisados.

Se formos firmes em nossa identidade pessoal, reconhecendo-nos quem e como somos, saberemos dialogar com a vida não nos deixando derrubar facilmente por ela. Pelo contrário, conseguiremos nos fortalecer em nossos confrontos com ela, afirmando-nos em nossos pontos fortes e diminuindo a vulnerabilidade de nossos pontos fracos.

Postado por José Morelli

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário