terça-feira, 8 de agosto de 2023

Quando me predisponho a ler...

Quando me predisponho a ler, meus olhos se voltam para as palavras escritas, estejam elas onde estiverem. Saio de mim mesmo e me projeto para o que se encontra fora de mim. Dependendo do grau de envolvimento com que me dedico ao que faço, ligo-me às ideias transmitidas por quem as quis conta-las e perenizá-las no tempo e no espaço.

Lucas foi o evangelista que, depois de ter investigado “cuidadosamente desde a origem” a vida de Jesus, resolveu expô-la por escrito, começando com o anúncio do nascimento de João Batista, o precursor do Messias prometido ao povo de Israel. (capítulo primeiro, versículos de 5 a 25).

Utilizando como referência o tempo de gravidez em que se encontrava Isabel, casada com Zacarias, e que já fazia seis meses que trazia João Batista em seu seio, passa a descrever o anúncio de outra gravidez, agora a de uma prima de Isabel, Maria, que se tornaria a mãe de Jesus. Diferentemente do primeiro anúncio em que o Anjo se dirigiu ao pai, Zacarias, neste segundo anúncio, o Anjo se comunicou diretamente com a mãe.

O texto de Lucas descreve, passo a passo, o diálogo entre o Anjo e Maria, explicando-lhe como tudo se daria: “Não tenhas medo, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Hás de conceber no teu seio e dar a luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus... O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a Sua sombra”. Em seguida, o Anjo transmitiu-lhe a notícia da gravidez de Isabel.

Prontamente, “pôs-se Maria a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade de Judá... Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Erguendo a voz, exclamou: “Bendita és tu entre todas as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?” (versículos de 39 a 43).

Lido com atenção, o texto de Lucas traz o dom de transportar o leitor no tempo e no espaço, um tempo em que viagens só eram feitas à pé ou em lombo de burro e os caminhos, entre as pequenas cidades, não passavam de trilhas abertas sobre montanhas. A leitura envolvente traz a quem lê o passado recontado no presente, reavivando-o em toda densidade expressa literalidade das palavras lidas e dos possíveis significados às mesmas associados.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário