segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Opiniões formadas

Opinar ou manifestar opinião é apresentar, publicamente, a própria ideia ou entendimento a respeito de algum assunto, seja ele referente à vida pessoal, familiar, à saúde, doença, política, futebol, religião, economia ou qualquer outro assunto que nos pareça importante.

Opiniões formadas são aquelas que já passaram por mais testes de fidedignidade, e nos parecem estar mais próximo à verdade dos fatos. Nossas opiniões formam um conjunto que consideramos coerente com os valores e contra valores que atribuímos às coisas e às pessoas, consideradas na individualidade e/ou na coletividade com que são apreciadas.

A opinião é um ponto de vista pessoal. Não que esse ponto de vista pessoal precise se construir, apenas, a partir das próprias observações ou raciocínios. Quanto mais informações pudermos agregar, advindas de mais fontes, mesmo aquelas que nos pareçam, num primeiro momento, pouco familiares e contrárias àquilo que, em nosso histórico de vida, nos acostumamos de tê-las como base e garantia de nossa segurança pessoal, familiar e comunitária.

Ninguém nos pode proibir de defendermos nossas opiniões formadas. Devemos até não deixar-nos vencer pelo medo de apresenta-las e defende-las publicamente. Por outro lado, não podemos deixar de dar ao outro, com quem confrontamos nossas ideias, esses mesmos direitos, ouvindo-o com a devida atenção.

Opiniões formadas não o são pelo simples fato de que a maioria das pessoas pense igual. Há quem entenda que o juízo disseminado sobre a sociedade massificada deveria ser mais bem avaliada, com mais reflexão e aprofundamento da parte dessa mesma maioria. A responsabilidade é de todos: dos que formam a opinião pública e a dos que fazem parte de todas as camadas sociais.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário