quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Elemento água

 Com o calor, nestes primeiros dias do ano, não há como não atentarmos para a importância da água: bebemos mais desse precioso líquido neste tempo, suamos com mais intensidade, aumentamos o número de banhos, sejam eles em chuveiros, cachoeiras, praias ou piscinas.

Se, no ano passado, a diminuição de água, nos reservatórios, forçou-nos a conscientizar-nos da importância do uso racional da água, neste começo de ano de 2016, forçosamente, passamos a olhar e sentir a esse elemento com outros olhos e com outros sentimentos. Nosso modo de conceitua-la e de senti-la foi e vem se modificando, levando-nos a não desperdiça-la e otimizando seu uso. 

Alguns acontecimentos recentes vieram nos alertar ainda mais. Um deles foi o ocorrido com o rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais. De um momento para outro, o Rio Doce transformou-se num mar de lama, ocasionando mortes e destruição. Em sua extensão, a água do rio foi contaminada com grande quantidade de resíduos tóxicos.  

Outro fato que tem ocupado espaço nas notícias é o referente à proliferação da dengue. O problema que já era grave tornou-se ainda maior em função do zika vírus que também é transmitido pelo mesmo mosquito, o Aedis Aegyptus, cuja reprodução se dá em águas paradas.

Enquanto o Sul do país vem convivendo com cheias provocadas pelo excesso de chuvas, algumas regiões do Nordeste sofrem com secas que perduram a mais de dois anos. Esperamos que o Sudeste volte a ter um padrão mais normal de incidência de chuvas, a fim de que não nos falte água para geração de energia e para o nosso consumo e dos demais seres vivos.

A junção do que pensamos com o que sentimos forma uma síntese. Nossas atitudes são determinadas pelas concepções que geramos em nossas sensibilidades. Conscientizando-nos, procurando cada vez mais informações a respeito da realidade que nos envolve, passamos a nos posicionar de forma mais adequada às nossas necessidades vitais.

Postado por José Morelli

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário