quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Ícones que sinalizam

 Os ícones se constituem como códigos de comunicação. Como tais, facilitam nossas leituras dos acontecimentos, permitindo que decodifiquemos mensagens, entendendo-as em seus significados e vivenciando-as na intensidade de nossas emoções, a favor ou contra. À semelhança da rosa dos ventos que é uma imagem em forma de estrela, desenhada nas bússolas para indicar os pontos cardeais e utilizada, também, em mapas náuticos para guiar os navios em alto mar, os ícones sinalizam as múltiplas direções e metas, possíveis de serem seguidas e atingidas.

Os nossos cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato são estimulados pela imensidade de  ícones existentes. Neste período especial do ano, em que nos aproximamos de seu término, somos bombardeados por uma inumerável quantidade de ícones que nos reportam para significativas celebrações: a festividade do Natal e a passagem para um Novo Ano. Eventos que são fortemente utilizados para fazer girar a roda da economia, interna e externa. São esses ícones: árvores decoradas - de vários materiais e tamanhos - iluminadas com piscas multicores; figuras de papais-noéis; imagens do menino Jesus, de Maria e de José; dos reis magos;  estrelas  e presépios; guirlandas de mesas e de portas; letras e músicas típicas; panetones, castanhas, tâmaras, frutas secas e outras iguarias, advindas da tradição de outras nações e de outros povos; ícones evocativos de presentes como caixas e laços caprichados e mil outros que assinalam o objetivo comercial dos eventos.

As sinalizações, transmitidas pelos ícones das festas natalinas, nem sempre encontram ressonâncias nas mentes e corações de todos. Há aqueles que se encontram envolvidos por sentimentos contrários aos das festas. A intensidade com que são feitos os apelos festivos podem até causar mal estar e desconforto a esses que estão vivendo momentos pessoais de internalização e de contenção.  Por mais fortes que sejam o apelos que os ícones exercem, ainda assim, os momentos existenciais e emocionas de algumas pessoas não permitem que possam se sentir na mesma sintonia que sinalizam suas mensagens.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário