terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Sorrir

O sorriso é uma expressão facial que envolve principalmente a boca e os olhos. Existem vários tipos de sorrisos. Numa propaganda, veiculada na televisão faz algum tempo, foram mostrados exemplos de sorrisos, lembra-se?... Sorrir é uma manifestação do sentimento. Do íntimo, a alegria e felicidade, como uma resposta, perfaz seu caminho, tendendo a se desabrochar num sorriso. O sorriso é comunicação/interação. Acompanhado ou não de palavras, ele é capaz de dizer muitas coisas. Quando uma pessoa sorri, com sinceridade e espontaneidade, a pureza do seu sentimento é mostrada com poder, contagiando o outro a corresponder sorrindo também.

Falso ou verdadeiro. Quem pode julgar um sorriso?... A experiência mostra que existem sorrisos falsos. A ninguém é permitido a ingenuidade de negá-los. Através das histórias infantis, as crianças já tomam conhecimento das dimensões boas e más da realidade, descobrindo como os seres humanos são capazes de falsear os sentimentos, quando querem conseguir seus intentos a qualquer preço.

Mesmo sendo verdade que existem sorrisos falsos, não vale a pena ter medo de sorrir e de acolher os sorrisos dos outros. Acontece de pessoas criarem esse medo. Numa visita que fiz a uma antiga colônia de férias da Febem, em São Vicente, chamou-me a atenção a impossibilidade ou a incapacidade das crianças que ali estavam de sorrir. Existem adultos amargos, que não conseguem sorrir nunca. A expressão que mostram no rosto indica o clima extremamente melancólico que trazem no coração e na mente.

É próprio do homem sorrir. Uma característica de sua condição racional. O sorriso supõe entendimento. Sorrir é aceitar e aceitar-se. A dimensão física do sorriso, pelo envolvimento do rosto, essa parte tão proeminente do corpo, implica na aceitação das boas ou más condições em que este se encontra, seja ele conservado ou não, bonito ou feio, com boa dentição ou não. O sorriso de um bebê, mesmo antes de ter dentinhos, é cativante.

O sorriso é sinal de um bom estado emocional. Ele, ao mesmo tempo em que manifesta esse bom estado, contribui também para que a saúde se desenvolva ainda mais. Dar uma atenção ao próprio sorriso, cuidando para que ele se aprimore em suas manifestações, é uma verdadeira terapia. 

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário