sábado, 9 de dezembro de 2023

"... não tem preço!"

 As boas ou más línguas dizem que todo homem tem o seu preço insinuando assim que, dependendo do valor oferecido, mesmo o mais íntegro dentre os humanos não resistiria à tentação de se vender em sua própria consciência. Quanto ao amor verdadeiro, desinteressado de qualquer outro bem senão o da pessoa amada, este também seria algo que não existiria dinheiro no mundo que o pudesse pagar. Quanto dinheiro seria necessário para se pagar pela compra de um Sol, de uma Lua, do ar que circunda a Terra, das águas salgadas dos oceanos ou das águas doces dos rios? – O que não existe dinheiro com que se possa pagar, não tem preço.

A generosidade de quem doa sangue para um doente que dele está necessitando de imediato, a fim de que possa continuar vivo, é uma atitude que absolutamente não tem dinheiro que pague. A urgência da necessidade, num dado momento, é o que permite de se avaliar a importância de uma determinada decisão e tomada de atitude. O dinheiro não é o único padrão de valor no estabelecimento das trocas entre as pessoas. A oportunidade de atendimento de uma determinada necessidade pode ser única. Se

Desde o momento em que os seres humanos passaram a dividir com a natureza o espaço do planeta Terra, esta tem sido pródiga em lhes proporcionar as condições indispensáveis para que evoluam e se aprimorem em suas capacidades. Estamos vivendo um momento particularmente importante da vida do mundo e da humanidade, um momento que parece estar exigindo mudanças nos entendimentos e na adoção de novos paradigmas a serem seguidos.

Sempre existiram coisas que o dinheiro não conseguiu pagar. O poder do dinheiro, porém, tem se tornado cada vez mais determinante. Ele deixou de ser apenas meio e se transformou em fim. É ele que financia todas as aventuras e desventuras individuais e coletivas.

Todos têm sido chamados para financiar o desenvolvimento. Todos têm que pagar pelos avanços tecnológicos, ainda que nem todos consigam utilizá-los. Os investimentos contemplam mais umas áreas que outras. Para o que tem mercado a produção é maior. Para o que não tem mercado ou dinheiro que possa pagar, a produção é menor ou nenhuma.

Postado por José Morelli

  

 

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