quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

P O S S O !

 No momento em que digo a mim mesmo: posso!, reconhecendo-me no direito de conseguir o que quero - como tantos outros conseguem – estou me dando um presente, um voto de confiança, investindo ainda mais em minha própria capacidade, em meu lado sadio e agradecido de ser quem sou e como sou.

Posso!, repetido no pensamento e sentido na emoção, tendo os olhos bem abertos ou mantendo-os fechados, a fim de que a sensação do direito de poder cale fundo na alma e permeie meu corpo inteiro, harmonizando-me com minha vontade: afastando dúvidas, medos e inseguranças e, deste modo, permitindo que uma energia positiva ganhe cada vez mais força dentro de mim.

O sentimento de culpa não se aplica, quando não existe contradição profunda entre o que eu quero e os princípios e valores que norteiam o meu querer. Se esses princípios precisam ser revistos para que se confirmem, é necessário que eu tenha a coragem de encará-los de frente buscando clarificá-los.

O que vem de mim também pode ser bom e deve ser respeitado e valorizado por mim. Com maturidade, devo assumir minhas decisões e caminhos a seguir. Estes devem servir à minha vida e a daqueles e daquelas que, comigo, convivem em minha casa, na sociedade em que me insiro e no mundo em toda sua complexidade e abrangência.

É uma responsabilidade que eu os assuma dessa forma. Sendo menos rígido, menos inflexível, vou conseguir adequar-me com as situações emergentes do dia a dia, Essa liberdade é um sinal de que estou agindo de maneira condizente com minha capacitação adulta.

Posso!: sou livre para exercer meu direito de querer. Sou responsável por valorizar minhas vontades. Mesmo que tenha que lutar, que brigar, que dizer “sins” e “nãos”, vou afirmar minha vontade. É disso que preciso para ser feliz e poder agradecer pela minha vida. Dando passos nessa direção é natural que consiga, também, valorizar o posso! dos outros, conseguindo mesmo sentir-me feliz (sem inveja), agradecendo pela vida deles, estejam eles perto ou longe das minhas vistas.

Postado por José Morelli


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário