terça-feira, 30 de abril de 2019

Valores

São chamados de valores, aquelas coisas ou qualidades que, no pensamento das pessoas, são consideradas como gradualmente importantes. A força física ou moral, a beleza, o sorriso podem ser considerados valores. A família, a amizade, a religião, a liberdade, a honestidade, a saúde, a diversão, a comunicação, o silêncio, a coragem, a humildade, o esporte, o amor podem também ser considerados valores, na medida em que gozam de importância na mente de um indivíduo, de um grupo familiar, de uma comunidade ou coletividade mais abrangente. A educação é um valor, que tem como objetivo transmitir o conhecimento, bem como os valores de cada tema ou matéria que é ensinada na escola.

Os bens materiais podem ser avaliados de forma quantitativa e/ou qualitativa. Se um bem material for de estimação, o seu valor merecerá, da parte de quem o possui, uma valoração maior, podendo chegar ao ponto de não ter preço que o pague, como se costuma dizer. Já os bens imateriais não podem ser avaliados de forma tão precisa. Atribuir valor é algo muito pessoal. Cada indivíduo vê a si mesmo, as outras pessoas e o mundo que o cerca, à sua maneira. A partir dessa visão, constrói uma hierarquia de valores. É a própria consciência de cada um, que estabelece a posição de cada valor, hierarquizando-os em forma de pirâmide.

Mesmo sendo mais precisos, os bens materiais oscilam em seus valores. As bolsas de valores mostram muito bem isso. A cada instante, os valores das ações das empresas sofrem alta ou baixa, dependendo de mil circunstâncias, que influem no desempenho das empresas. Se assim acontece com os bens materiais, o mesmo pode também acontecer com os bens imateriais. Algumas circunstâncias podem relativizar a importância dos valores, comparados uns com os outros. Diante de determinadas situações, a necessidade de falar pode perder sua posição para o silêncio, a coragem, para a necessidade de um recuo estratégico.

Os indivíduos se identificam e são identificados, pelos outros, pelo que valorizam. Valores positivos, construtivos, ajudam as pessoas a se auto-estimarem e influenciam no tratamento que se reservam a si mesmas. Os progressos, que o mundo moderno oferece, podem se constituir, mais ainda, como valores, na medida em que estiverem voltados para o bem de mais cidadãos. Democracia é um valor. Uma palavra fácil de ser pronunciada, mas muito difícil de ser colocada em prática. Muitos são os indicadores de que a violência urbana é consequência de um sistema democrático falho, incapaz de dar, a um maior número de pessoas, acesso aos bens, fruto do progresso humano.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário