terça-feira, 2 de abril de 2019

Desdobramentos

Uma infinidade de coisas é passível de desdobramentos: uma camisa, uma folha de papel de seda, um lençol... Tomando como exemplo este último, podemos perceber que a cada novo desdobramento, a visão do lençol se duplica em seu tamanho, até que nos apareça em sua dimensão total. Se ele for de tecido estampado, os desenhos irão aparecendo, pouco a pouco. Só quando estiver totalmente aberto e estendido, é que perceberemos sua beleza e combinação com o ambiente.

Dos acontecimentos, podemos dizer que, também, se desdobram e como. Uma simples atenção pode dar origem a uma conversa mais prolongada, da qual pode nascer uma amizade, que pode se transformar num amor e num namoro, que, enfim, pode terminar num casamento duradouro e feliz. Não sabemos quais os rumos dos desdobramentos. Eles podem se orientar para vários sentidos, sendo que, cada um deles, pode reservar surpresas imprevisíveis. 

Os resultados daquilo que fazemos, pensamos e sentimos nos comprometem. São como caminhos que não têm volta. Não dá para desfazê-los ou apagá-los. Todo acontecimento tem aspectos bons e maus. Existem alguns que comprometem mais para o positivo, outros mais para o negativo. A bebida, as drogas, a ociosidade, o crime têm conseqüências. Os que enveredam por estes caminhos ficam enredados e não lhes é fácil deles saírem.

No plano social se dá o mesmo. A orientação da política e da economia, adotada por um governo tem, também, seus desdobramentos. Muitas conseqüências advêm de cada medida tomada. É difícil imaginar todos os efeitos que podem ocasionar ao povo a retirada de direitos adquiridos através de mudanças no regime de previdência social. Por outro lado, não dá para se imaginar os benefícios, para uma cidade, estado ou nação a adoção de meios mais eficazes de combate à corrupção, quanto, a médio e longo prazo, isso implicaria na melhora da qualidade de vida do povo e das condições para um desenvolvimento sustentável da nação em todos os aspectos.

Desdobramentos são todos os efeitos que podem advir daquilo que é buscado efetivamente. A escolha política de toda e qualquer medida, a exemplo do que fazem os jogadores de xadrez, deve ser acompanhada de acurados cuidados quanto à sua execução, a fim de que seus desdobramentos garantam os melhores resultados.

Postado por José Morelli



Nenhum comentário:

Postar um comentário