segunda-feira, 22 de abril de 2019

Potência sexual

A potência sexual pode ser considerada em 3 momentos: do desejo; da excitação (ereção ou lubrificação); e, por último, do orgasmo (satisfação ou gozo). Esses 3 momentos se complementam, dando à sexualidade sua condição de normalidade e de completude.

Existem casos em que a pessoa não consegue nem mesmo sentir desejo sexual, pelo fato de, inconscientemente, não se permitir ter esse desejo.  Este tipo de impotência pode se originar de uma consciência muito rígida, presa a preceitos religiosos e morais. Pode, também, ter se originado de alguma violência sexual, sofrida na infância e que provocou um trauma, um bloqueio intransponível. 

Situações que possam despertar desejo, são sentidas como ameaçadoras. Fantasias e sensações fazem com que o ego perca o controle da situação, causando-lhe uma espécie de pânico. O medo leva-a a fugir, como o diabo da cruz, de tudo o que possa causar-lhe esses sofrimentos.

Ereção ou lubrificação, no homem e na mulher, respectivamente. Ambas são necessárias à realização de um ato sexual completo e satisfatório. A impotência pode se dar nessa fase, desde que o homem não se predisponha através da ereção de seu membro e a mulher através da lubrificação e maior elasticidade da vagina. Essas predisposições podem, também, sofrer bloqueios físicos ou psicológicos. Exames clínicos permitem a detecção de possíveis problemas orgânicos ou funcionais, que estejam impedindo o bom desempenho, nessa fase.

Satisfação ou gozo. Chegar ao orgasmo é o terceiro e último movimento, que completa o ato sexual. Para algumas pessoas pode não ocorrer bloqueio nas fases anteriores (do desejo e da excitação), mas apenas nesta última, do orgasmo. Nestes casos, também, dificuldades orgânicas e funcionais ou de ordem emocional podem ser causas do impedimento da capacidade de satisfação sexual. A rigidez moral ou o sentimento de culpa são exemplos de possíveis condicionamentos emocionais, capazes de inibir essa capacidade, roubando do ato sexual, seu momento de prazer mais intenso e de gratificação mútua, entre pessoas que se desejam e que se amam. 

Postado por José Morelli  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário