domingo, 14 de abril de 2019

Mitos

Os m i t o s  ocupam um lugar especial no pensamento das pessoas. Na forma de pequenas histórias ou através de simples frases ou palavras, eles servem de modelo a ser alcançado na vida. Uma quantidade razoável de mitos é do conhecimento de grande parte da sociedade. Quando se faz referência a eles, logo são identificados e entendidos. Os mitos são um ponto de convergência, no qual os pensamentos se encontram e, a partir do qual, conseguem avançar na extensão e profundidade de seus desdobramentos.

Da mesma forma como os mitos podem servir de trampolim, de onde se pode mergulhar fundo na realidade e nos significados, que a ela podem ser atribuídos, assim também é possível que os pensamentos e os  sentimentos se estanquem neles, não conseguindo ultrapassá-los. O mito do “príncipe encantado” representa a forma mais gratificante do envolvimento de um casal, num relacionamento estável e infindo.  

A expectativa deste “mundo de felicidades - sem restrições -”, no entanto,  não é capaz de se concretizar, plenamente, nas condições normais, em que os humanos estabelecem suas vivências a dois, no casamento. As notícias mostram que mesmo casamentos entre reis e príncipes, de verdade, não têm sido aquele “mar de rosas” , capaz de merecer o mesmo final-feliz das histórias infantis, de príncipes e princesas“: enfim, eles se casaram e foram felizes para sempre”. 

Existe grande distância entre o idealizado (representado pelo mito) e a realidade. A impossibilidade de compatibilizar esses dois planos, pode fazer do mito um inimigo em potencial. No lugar dele ser visto apenas como um ideal, que estimule  na busca do que é melhor, ajudando naqueles momentos em que a rotina e o peso das responsabilidades exigem mais do casal, ele é confundido como a única forma aceitável de vida. A decepção se torna insuportável e o casamento deixa de corresponder minimamente àquilo que dele esperavam, transformando-se numa frustração.

Apesar desses eventuais mal-entendidos, os mitos podem ajudar na ampliação dos entendimentos da vida, em muitas de suas circunstâncias, pelo que ela pode proporcionar de máximo e de mínimo a cada um. Aprendendo a desvendá-los, conseguiremos descobrir os segredos de sabedoria que neles e na vida se ocultam.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário