domingo, 14 de abril de 2019

O simbólico

Desde o momento em que nossa mente passou a manter os primeiros contatos com a vida ao nosso redor, fomos aprendendo a identificar símbolos. A criança já deixa de chorar, só de ver a mãe preparando-lhe o seio. Neste caso, a presença do seio materno diante dos olhos da criança, pode ganhar alguns sentidos, tais como: de que sua reivindicação, através do choro, será em breve atendida; de que sua fome, que tanto a incomodava, será saciada; de que poderá, ainda, ganhar de lambuja, o prazer oral da sucção e o aconchego caloroso e seguro dos braços e do colo da mãe.

De acordo com o dicionário do Silveira Bueno, símbolo é, em sentido psicológico, “uma idéia consciente que representa e encerra a significação de outra inconsciente”. Na medida em que fomos crescendo e nos desenvolvendo, nossa mente foi aprendendo a criar e identificar símbolos, uns que acrescentam valor às coisas, dando-lhes mais importância, outros que as desvalorizam, diminuindo-lhes a importância.

Em todos os tempos, a humanidade fez uso de símbolos em suas comunicações. A relação simbólica está presente na imaginação das pessoas e da sociedade. Convivemos com uma infinidade de símbolos, que nos ajudam a pensar, a sentir e a entender-nos em nossos relacionamentos. Hoje, com a intensificação do consumo e o desenvolvimento dos meios de comunicação e das técnicas de propaganda, os produtos, que são lançados no mercado, ganham significados através de mil estratégias, que os fazem mais sedutores diante dos olhos dos potenciais consumidores. Dizem alguns estudiosos destes assuntos, que hoje mais do que em outros tempos, as pessoas consomem as coisas, mais pelo que elas simbolizam, do que por aquilo que elas são na realidade.  

Os símbolos permeiam a vida de todos nós. Deixamo-nos influenciar por eles. A eles devemos muito do que fazemos ou deixamos de fazer. O diploma é um símbolo. Quantos esforços somos capazes de despender para conseguirmos um título qualquer, na expectativa de ampliarmos nossas capacidades de conseguir um melhor emprego e rendimento?!... As moedas e notas são outros símbolos, cada uma representando valores que, em nossa imaginação, dependendo do momento em que nos encontramos e da necessidade que temos, poderá significar uma infinidade de outros bens, que seja uma casa, uma viagem, um eletrodoméstico ou qualquer outro bem que atenda ao nosso desejo.

Postado por José Morelli



Nenhum comentário:

Postar um comentário