sábado, 5 de agosto de 2017

Joelhos

Genuflexório é o nome dado àquela peça de madeira, fixa ou móvel, utilizada nas igrejas geralmente na parte de traz dos bancos, sobre a qual os fiéis podem ajoelhar-se e rezar. “Genu” é o vocábulo latino, do qual proveio a palavra joelhos, em português. De acordo com o imaginário universal, os joelhos servem também à oração, dobrando-se em sinal de reverência diante do sagrado. 

Os joelhos dividem nossos membros inferiores em duas partes, dotando-os de flexibilidade. Eles possuem articulações complexas que os permitem movimentos incríveis e de alta precisão. Como as demais partes do corpo, os joelhos atendem aos comandos da mente humana. Esta, por sua vez, responde aos estímulos dos demais órgãos dos sentidos, que instantaneamente enviam suas mensagens ao cérebro. 

Reafirmando a tese de que o subconsciente humano é corporal, relato aqui uma conversa ouvida de uma amiga. A terapeuta dela que tinha vivido um período de estudos na Índia, percebendo que ela se mostrava um tanto tensa, perguntou-lhe se não gostaria que fizesse nela uma massagem. Ela concordou e a terapeuta passou a tocá-la com as mãos. Tendo-a tocado em baixo da rótula de um de seus joelhos, a terapeuta sentiu ali alguma alteração que a levou a fazer-lhe a seguinte pergunta: “você perdeu algum familiar nestes dias?”. Muito surpresa, minha amiga respondeu que sim, um tio dela havia falecido na semana anterior.

Nossos joelhos possuem atribuições importantíssimas. Nosso direito de ir e de vir é grandemente auxiliado pela mobilidade com que nossas pernas se direcionam de um lado para o outro, justamente pelo fato de nossos joelhos possuírem tanta sofisticação em suas possibilidades de movimentações.

Trazemos na mente a imagem de nossos joelhos. Formulamos deles um pensamento e um sentimento. Podemos considera-los fortes ou fracos, satisfeitos ou insatisfeitos com os caminhos a que são forçados a percorrer, gratificados ou lesados com o que lhes é imposto, em harmonia ou em desarmonia com o restante do corpo por suas performances, estética e outras atribuições que lhes servem como referência. 

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário