quinta-feira, 7 de março de 2024

"Processar informações"

Quem idealizou e construiu o computador foi o cérebro humano que, inspirando-se em si mesmo, criou-o também “à sua imagem e semelhança”. Encaixando-se ou desencaixando-se, os dados nele armazenados, de acordo com os sistemas previamente programados, podem ser processados de inúmeras formas, permitindo que se chegue aos mais diferentes resultados.

Se o computador possui essa similaridade com a mente humana nada impede de que a linguagem técnica a ele atribuída também possa ser, com as devidas ressalvas, utilizada no sentido de ajudar no entendimento dos processamentos das informações, obtidas através do aparato com que somos dotados por nossa capacidade de seres inteligentes.

Neste aparato, mediante terminais avançados, são captados estímulos produzidos por imagens tridimensionais coloridas, em branco e preto ou incolores, sons, sabores, cheiros e sensações táteis, além das percepções mais sutis captadas pelo chamado sexto sentido. Todos estes estímulos são transmitidos por neurotransmissores às respectivas regiões cerebrais de onde são acionados mecanismos de decodificação e de entendimento, dependendo da maneira como cada nova informação vai se encaixando ou se desencaixando, tudo isso de acordo com um direcionamento determinado por algum tipo de programação prévia.

As informações são tantas e tão variadas se constituindo em redes que se interligam umas com as outras. Desta forma, cada uma delas pode ser acessada como que através de links.  Numa vida inteira, são incontáveis as informações que um indivíduo recebe do ambiente em que vive e que são processadas por sua mente. Um aluno de universidade, em seu curso específico, é contemplado com informações especiais, tendo em vista seu preparo para o exercício de uma profissão.  O resultado final se constitui pela materialização destas informações em atitudes concretas. O número e a qualidade das informações concorrem para o bom resultado a ser obtido ao final do curso. No entanto, mais importante do que as informações em si mesmas é o processamento que delas cada mente é capaz de realizar.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário