quinta-feira, 7 de março de 2024

Papéis complementares

Ao dedicar-se a seu bebê, desde o nascimento, a jovem mãe vai criando e desenvolvendo, em si, aptidões relacionadas a seu novo papel, complementando o filho ou filha em suas necessidades de alimentação, higiene, afeto. Pouco a pouco, vai se conhecendo melhor e a seu bebê, nas maneiras dele responder aos estímulos que provoca.  Enquanto ela aprende com suas vivências, o nenê também vai fazendo seus registros e se preparando para, passados alguns meses, surpreender a todos mostrando do que foi capaz de assimilar e reproduzir. Tendo recebido, tantas vezes, colheradas de comida em sua boca, em dado momento, imitando o comportamento observado na mãe e, invertendo os papéis, o bebê surpreende, insistindo em colocar a colher na boca de outra criança ou de alguma boneca ou bichinho de pelúcia, simulando dar-lhes de comer.

Neste texto, a palavra papel se refere ao papel teatral, do personagem representado por um ator ou atriz. Tanto os papéis familiares como os papéis sociais possuem seus complementares. O papel de pai ou de mãe é exercido a partir de sua complementaridade com o papel de filho/filha. O papel de irmão ou de irmã também possui seu script. Irmãos e/ou irmãs complementam-se em suas interações a partir de expectativas, apreendidas do inconsciente coletivo da sociedade. Da mesma forma, são exercidos os papéis complementares entre avós e netos/netas, netos e netas entre si, tios ou tias e sobrinhos/sobrinhas e vice-versa, primos ou primas entre si, sogro ou sogra e genro/nora, cunhados e cunhadas, namorados e namoradas, compadres e comadres entre si, padrinhos ou madrinhas e afilhados/afilhadas.

Quanto aos papéis sociais, seria difícil enumerá-los a todos. Aqui estão alguns exemplos: Ao papel de patrão, complementa o papel de empregado; ao de vendedor, o de comprador; ao de agressor, o de vítima, ao de professor, o de aluno; ao de proprietário, o de inquilino; ao de policial, o de bandido; ao de médico, o de paciente; ao de gerente, o de subordinado; ao de motorista, o de passageiro; ao de governante, o de cidadão; ao de senhor ou feitor, o de escravo.

Todo papel supõe uma ação/atuação. Voltando-nos para nossas próprias vivências e refletindo sobre elas, somos capazes de modificar-nos em nossas condutas, adequando-as ou adaptando-as, desenvolvendo-nos em nossos padrões de comportamento tanto individual como coletivo. Adquirimos novos status perante a sociedade, consolidando nossa personalidade.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário