quinta-feira, 7 de março de 2024

“POR AMOR DO MEU AMOR”

Esta frase compõe um pequeno texto - oração, pedido - atribuído a Santo Agostinho. Nascido no ano de 354 desta nossa era cristã, Agostinho de Hipona foi e é considerado um dos mais importantes teólogos e filósofos do início do cristianismo. Sua mãe, Santa Mônica, rezou muito para que seu filho abandonasse o ceticismo e a degradação moral que vivia e se convertesse ao catolicismo. As duas obras, mais conhecidas e escritas por Agostinho são: “Cidade de Deus” e “Confissões”.

O pequeno texto a que me referi acima tem como interlocutor a pessoa de Jesus. A este Agostinho chama de: Senhor. O pedido que faz a Ele começa assim: “QUE EU MORRA, SENHOR...”. (Aqui, o verbo morrer é utilizado em sentido amplo: literal e simbólico. A entrega da vida vivida, no dia a dia, pode ser mais significativa do que a daquele momento em que a mesma, simplesmente, tem por terminada sua passagem neste mundo).

 O texto tem sequência com mais uma frase: “Que eu morra, Senhor, POR AMOR DO TEU AMOR...”. (Aqui, a referência a que Agostinho alude é a do amor que Jesus demostrou ao derramar seu sangue no alto da cruz – morrendo em sentido literal e não apenas simbólico - oferecendo-se pelo resgate e salvação de toda a humanidade, sem exclusão de ninguém em todos os tempos e em todos os lugares). É por este amor de Jesus - por ele e por todos - que Agostinho pede para morrer também.

Concluindo o texto, vem mais uma última frase: “Que eu morra, Senhor, por amor do teu amor, QUE POR AMOR DO MEU AMOR SE DIGNOU MORRER” (Amor este que se encontra em Agostinho e nos demais seres humanos – como capacidade gratuitamente recebida de corresponder com a mesma medida: amor se retribui com amor). Finalizando, para que possa ser saboreado em toda sua profundidade, aqui vai o texto de Santo Agostinho por inteiro, tal como ele é conhecido e recitado por muitos que o conhecem e nele encontram sentido: “QUE EU MORRA, SENHOR, POR AMOR DO TEU AMOR; QUE, POR AMOR DO MEU AMOR SE DIGNOU MORRER!”.   

Páscoa é renascimento, ressurreição. Uma celebração da vitória da vida sobre a morte, da vitória da verdade sobre a mentira, da vitória do amor sobre o ódio. Feliz Páscoa!

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário