quinta-feira, 7 de março de 2024

Primeira menstruação

Além dos sinônimos: regras, mênstruo, menarca, incômodo, visita, encontrados no dicionário do Aurélio, tive conhecimento de mais um, bastante sugestivo e que me chamou a atenção pela originalidade: “PAPAI NOEL DA BARBA VERMELHA”.

Foi numa conversa que se deu entre uma senhora e uma pré adolescente:

- O “Papai Noel” já veio?

- Que “Papai Noel”?

- O da barba vermelha!?...

Desta forma, a simpática senhorinha se abriu uma porta para estabelecer um importante diálogo com sua sobrinha, no sentido de prepará-la para a primeira menstruação. O resultado foi ótimo. Ela nunca mais esqueceu. E isso já faz uns bons anos, numa pequena cidade do interior de Minas Gerais. Naquele tempo os preconceitos eram ainda mais fortes e dificultavam conversas abertas entre adolescentes e adultos, fossem eles pais ou educadores.  “Papai Noel da Barba Vermelha” é uma mistura de fantasia e realidade, que bem representam a transição e o choque entre fases da infância e da adolescência.

Os fatos, as reações que acompanham a primeira menstruação, podem marcar positiva ou negativamente a vida da menina moça. Mesmo hoje em dia, com tantos avanços, tantas aberturas, o despreparo e o preconceito ainda provocam atitudes que podem provocar traumas. A maneira de reagir à notícia, aquilo que se diz e o modo como se diz, o silêncio,... tudo isso pode ser muito importante e deixar marcas consciente ou inconscientemente.

A primeira menstruação demarca o término da fase da infância e o início da fase da adolescência. È uma transição que acarreta perda de coisas muito boas: aquela vida menos responsável, mais protegida e aconchegante, os brinquedos,... vão cedendo espaço às transformações corporais e hormonais. Os ganhos dessa nova fase vêm devagar e precisam de um preparo para serem bem assimilados e aproveitados: liberdade, gradativa autonomia, mais sentido de responsabilidade, desenvolvimento corporal e psicológico.

Encontrar uma forma de entrar no assunto. Ajudar. Aproveitar da abertura para falar de outras realidades correlatas e que ampliam o horizonte da vida que está desabrochando. Ressaltar os aspectos positivos sem simplesmente esconder os da realidade mais dura é uma arte e um significativo gesto de amor.

Postado por José \Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário