quinta-feira, 7 de março de 2024

"Porão" da mente

Em casas mais antigas podem ser encontrados porões de vários tipos, alguns com mais facilidade de acesso outros com menos. Quanto à altura, há os que são mais rasos e os que permitem de adultos não precisarem se abaixar para neles permanecerem de pé. A luminosidade vinda de fora é, geralmente, pouca ou mesmo nula. Quem, na infância, passou pela experiência de entrar em um porão, com entrada de alçapão e sem escada, tendo que soltar as mãos para deixar-se cair até atingir o chão, traz guardado na memória a sensação que essa experiência costumava proporcionar. Os porões, em geral, possuem características parecidas, O status deles não goza do mesmo prestígio do que o dos outros cômodos mais nobres das moradias. Hoje, lugares que antes eram ocupados por porões, servem como espaços destinados a garagens para os carros, em casas ou prédios.

Quanto à utilidade dos porões, eles ainda são o lugar por excelência para onde são levados todos aqueles objetos e móveis que já não possuem lugar nos principais cômodos da casa. Ali podem ser encontrados estrados de camas velhas, armários, prateleiras, livros e discos em desuso e uma infinidade de outras tralhas que ainda não foram doadas para entidades beneficentes ou mandadas para o lixo. Sinais de um passado vivido podem ser reconhecidos em cada peça neles encontrada. Se as paredes dos porões tivessem olhos e ouvidos, certamente teriam muitas e muitas histórias para contar.

Paralelamente ao que acontece com as casas, nossa mente também não deixa de ter uma espécie de porão, no qual, consciente ou inconscientemente, à semelhança de utensílios em desuso, fomos depositando um a um os registros e as lembranças de fatos vivenciados e que fizeram parte de nossa história pessoal e familiar, principalmente.

De quando em quando, os porões precisam de uma reordenação total. A quantidade de tralhas passa a incomodar a ponto de não se poder esperar mais para arregaçar as mangas e vasculhar em tudo, reavaliando um a um cada objeto encontrado. Enquanto o corpo executada essa tarefa, a mente também retorna a seu próprio porão reencontrando suas antigas lembranças. Histórias boas e ruins, agradáveis e desagradáveis, voltam à tona. As mãos tocam e sentem os objetos. A mente sugere o que seria melhor fazer com cada um deles. Alguns papéis ainda são guardados, enquanto outros são rasgados para poderem ser reciclados e terem novas vidas, servindo a outras histórias, talvez menos desafortunadas que as por nós vivenciadas.

Mesmo que deixassem de existir porões nas casas, os da mente sempre existirão. Dentro de nós, o novo e o velho necessitam manter um diálogo quase constante. Do passado sempre se pode tirar, no presente, alguma boa lição... E o futuro não pode deixar de reconhecer e agradecer por isso!     

Postado por José Morelli

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário