quinta-feira, 7 de março de 2024

Portas e janelas

É difícil imaginar uma casa, por mais simples que ela seja, sem pelo menos uma porta e uma janela. Para poder servir a seu objetivo, toda casa precisa isolar-se do meio em que se encontra, separando o dentro do fora. O isolamento de uma casa não pode ser total. Portas e janelas têm a finalidade de diminuir essa separação, estabelecendo passagens do interior para o exterior, permitindo-lhe que nela possam entrar ou sair.

Através das portas, as pessoas entram e saem com facilidade. As janelas possuem outra finalidade. Através delas passam a luz do sol e o ar fresco, que mantém a casa mais clara, aquecida e arejada. Trancas, grades, fechaduras e cadeados são alguns dos acessórios que podem complementar portas e janelas. Nas zonas urbanas, as casas deixaram de ser apenas proteção contra bichos, frio, chuva e intempéries e passaram a ser, principalmente, proteção contra roubos e violências, sofisticando-se os sistemas de segurança.

Todo aparato de segurança que vemos emoldurando portas e janelas é um sinal do medo que os seres humanos nutrem uns pelos outros. Se as pessoas, assim protegidas, podem se sentir mais seguras, o que acontece quando essas mesmas pessoas saem de suas casas e se encontram mais expostas nas ruas?... É preciso que elas desenvolvam mecanismos psicológicos de proteção, no sentido de se firmarem em suas seguranças, não se deixando perturbar por medos, principalmente infundados. A discussão sobre posse e uso de armas de qualquer natureza ainda divide opiniões. O problema da violência possui muitas causas e merece ser estudado em profundidade por toda a sociedade. Certamente, a repressão não é única forma de resolvê-lo. Ações que ajudam as pessoas a se desenvolverem em suas capacidades construtivas precisam ser incentivadas e colocadas em prática.

Em lugares mais afastados do interior, principalmente nas fazendas e roças, portas e janelas ainda possuem suas funções de origem, sem grandes necessidades de aparatos de segurança. Os problemas que amedrontam as cidades ainda não chegaram a esses lugares. A timidez das pessoas que vivem mais distantes das cidades se deve à forma natural e simplicidade em que vivem. Uma melhor instrução e perspectiva de desenvolvimento é o que mais poderia garantir-lhes um sentimento de maior segurança em seus relacionamentos interpessoais.

Postado por José Morelli

Nas zonas urbanas e nas zonas rurais, tanto as casas como as pessoas precisam se relacionar com o que existe fora. Trancar e trancar-se não faz bem à saúde nem das casas nem das pessoas. O sol e o ar puro, bem como o compartilhar das boas qualidades desenvolvidas pelos seres humanos existem para servir ao benefício de cada um e de todos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário