quarta-feira, 13 de setembro de 2017

O Emergir do Inconsciente

Freud comparou o consciente e o inconsciente, respectivamente, à parte visível e à parte submersa de um iceberg, uma vez que, como se sabe, o tamanho da parte submersa é muitas vezes maior do que o da parte visível, fora d’água. Nada impede, portanto, de que se possa utilizar a expressão “emergir do inconsciente”, quando se deseja dizer que este vem à tona, elevando-se até o plano do consciente. O inconsciente está mergulhado em camadas profundas do psiquismo humano; não podendo se transformar em consciente, por força de algum ato deliberado da vontade.

O fato de certos conteúdos, objetos de desejos ou de medos, estarem de forma inconsciente, na mente, não implica de que não exerçam grandes influências na conduta dos indivíduos. Por terem “presenças desconhecidas ou camufladas”, exercem seus poderes, sem que se possa ter qualquer controle, podendo dispor de certa liberdade, de acordo com os meios que dispõem para virem à tona e intervirem nas condutas das pessoas. Dentre esses meios, merece destaque, os sonhos, por terem sido muitíssimo estudados.

Alguns sonhos revelam que pessoas comuns podem ser equiparadas a “exímios diretores cinematográficos”. Ao sonhar, a mente humana é capaz de construir cenas incríveis, inventar histórias, criar personagens, roteiros, cenários, iluminação, sons e símbolos, capazes de mobilizar sentimentos e sensações, dando-lhes, assim, oportunidade de se integrarem ao consciente. Os sonhos podem expressar mensagens e segredos íntimos, reveladores de desejos ocultos e de medos, burlando toda censura existente em estados de vigília.

Além dos sonhos, atos falhos, trocas de nomes de pessoas, palavras ditas aparentemente sem nexo algum, certos “esquecimentos” de compromissos revelam o inconsciente: aquelas verdades difíceis de encarar e que não se desejaria, em hipótese alguma, que viessem a ser reveladas.

Através da livre-associação, ligando idéias umas às outras, mediante palavras especialmente escolhidas, sem que se deixe tempo para pensar, é possível se chegar a descobertas profundas do que povoa o inconsciente. Nada é à toa. Tudo tem sua razão de ser. O acesso ao inconsciente pode ajudar a desvendar segredos importantes, peças que faltam para completar a montagem desse “quebra-cabeças”, de que é feito a vida humana.

Postado por José Morelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário