segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Introversão/extroversão

Versão é o mesmo que direção, orientação. Intro indica que a direção é para dentro. Extro indica que a orientação é para fora. Cada pessoa funciona de acordo com sua tendência própria. Os chamados introvertidos se voltam mais para o próprio interior; enquanto que os extrovertidos têm mais facilidade de se voltarem para o mundo, para os outros. Estas são características inerentes à personalidade de cada indivíduo.  Maneiras diferentes e opostas destes projetarem o próprio ser, o que implica em facilidades e dificuldades para a realização de algumas coisas, de acordo com os significados que lhes são atribuídos.

O introvertido tem mais facilidade de usar sua energia em ações que o isolam, o protegem. Sua mente elabora, reflete, aprofunda o que percebe. Seus sentimentos acompanham seus pensamentos, levando-o a refugiar-se em seu próprio aconchego.  Seus músculos se retraem, dificultando-lhe que realize gestos que o exponha perante aos outros. O introvertido desenvolve habilidades de manejar mecanismos de defesa, que o permitam sentir-se minimamente seguro em tudo o que faz ou deixa de fazer.

Por outro lado, o extrovertido tem dificuldade de centrar-se em si mesmo. Seu pensamento viaja, percorrendo os lugares por onde passa. Sua atenção se perde nos outros, fazendo-o deixar-se de lado, esquecendo-se de si mesmo. Quanto aos seus sentimentos, estes também acompanham os pensamentos, da mesma forma como acontece com os introvertidos, só que com sensações opostas: o que inspira segurança a uns não inspira a mesma segurança a outros e vice-versa. O comportamento dos músculos do extrovertido facilita os movimentos para que estes sejam amplos e expressivos. Não têm medo de se expor perante aos outros. Olham olho no olho, falam com liberdade, gritam ou mesmo xingam, se acharem que devem fazê-lo.

A maneira de ser de cada pessoa exige-lhe que pague um preço. Introvertidos e introvertidos ganham e perdem por serem do jeito que são. É preciso deixar claro, porém, que ninguém é só introvertido ou só extrovertido. Essas duas tendências sempre se misturam em cada um. Elas até mesmo brigam ou dialogam entre si, dividindo a pessoa e levando-a a viver pequenos e grandes conflitos. Dessas brigas consigo mesmas, as pessoas conseguem evoluir e aprimorar a própria personalidade. Erram aqueles que se apegam ao próprio modo de ser, dizendo: “Eu nasci assim e vou morrer assim!” Falando dessa forma, fecham as portas a qualquer mudança ou progresso na própria capacidade de responder às demandas da vida.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário